Categoria Economia  Noticia Atualizada em 30-01-2009

Bovespa cai no dia, mas fecha janeiro com alta de 4,6%
� a segunda eleva��o mensal consecutiva da bolsa nacional. Poss�vel fim do "bad bank" nos EUA deixou investidores apreensivos.
Bovespa cai no dia, mas fecha janeiro com alta de 4,6%
Foto: G1

Em um preg�o marcado pela volatilidade, a Bolsa de Valores de S�o Paulo (Bovespa) seguiu a inseguran�a do mercado norte-americano e fechou em baixa nesta sexta-feira (30). O �ndice Ibovespa - principal refer�ncia para a bolsa nacional - teve queda de 0,85%, para 39.300 pontos. O giro financeiro no preg�o do dia foi de R$ 3,2 bilh�es.

Com o resultado, a Bovespa acumula agora uma valoriza��o de 3,0% na semana. Ao longo do primeiro m�s de 2009, a bolsa nacional registrou ganhos mais elevados, de 4,6%. Trata-se da segunda alta consecutiva da bolsa nacional, que j� havia acumulado varia��o positiva de 2,6% em dezembro.

Ao longo do preg�o, a bolsa nacional seguiu as sinaliza��es vindas de Wall Street, alternando seguidamente entre indicadores de alta e de baixa. Inicialmente, os mercados repercutiram de forma positiva a informa��o que o Produto Interno Bruto (PIB) americano teve uma retra��o anual de 3,8% no 4� trimestre de 2008, pior queda desde 1982.

O resultado, apesar de amplamente negativo, foi "menos ruim" do que esperavam os analistas. Segundo a m�dia dos consultores de mercado entrevistados pela ag�ncia Reuters, a baixa esperada para o per�odo de outubro a dezembro era de 5,4%.

Recuo

Mais tarde, por�m, os investidores voltaram a se mostrar apreensivos ap�s a emissora de TV CNBC informar que o governo do pa�s pode suspender a proposta de criar um "bad bank", um banco que assumiria os ativos podres.

Formuladores de pol�tica dos Estados Unidos ainda n�o chegaram a um consenso de como funcionaria a proposta do governo de "bad bank" e a id�ia pode n�o seguir em frente, informou a reportagem de CNBC, citando fontes.

Como resultado, os indicadores da Bolsa de Nova York aprofundaram suas perdas. Por volta das 18h de Bras�lia, o �ndice industrial Dow Jones mostrava queda de 1,13%, aos 8.057 pontos. O indicador ampliado S&P 500 recuava 1,39% e o tecnol�gico Nasdaq ca�a 1,30%.

Rumo do preg�o

Segundo o analista de investimento da Spinelli Corretora, Jayme Alves, a Bovespa tentou, mas n�o conseguiu se descolar do pessimismo externo. O especialista lembra que al�m do PIB, outros indicadores surpreenderam negativamente, como a confian�a do norte-americano e a atividade na regi�o de Chicago.

Deixando de lado o preg�o desta sexta-feira, Alves chama aten��o para o desempenho positivo da Bovespa em janeiro, reflexo da recupera��o de pre�o dos ativos relacionados ao setor de commodities.

Olhando para fevereiro, o analista, aponta que o foco segue voltado para o plano de estimulo � economia norte-americana, que agora ser� apreciado pelo senado, e para as not�cias envolvendo um novo projeto para resgatar o sistema financeiro.

Panorama global

Na Europa, o principal �ndice de a��es encerrou perto da estabilidade. O movimento vol�til da sess�o foi influenciado por quedas no setor de empresas ligadas � commodities que contrabalan�aram ganhos de companhias farmac�uticas.

O �ndice de a��es europ�ias FTSEurofirst 300 encerrou com oscila��o positiva de 0,03%. A maior parte dos mercados nacionais terminou em baixa.

J� na �sia, as empresas japonesas Honda e Hitachi divulgaram quedas bilion�rias nos lucros no �ltimo trimestre de 2008 em compara��o com o mesmo per�odo do ano anterior.

Al�m disso, em um indicativo de retra��o generalizada, o governo japon�s divulgou que houve queda mensal recorde de 9,6% na produ��o industrial e aumento na taxa de desemprego, para 4,4%. As m�s not�cias influenciaram o preg�o da Bolsa de T�quio, que encerrou com uma queda de 3,11%, aos 7.994,05 pontos.

(Com informa��es de Reuters e Valor Online)

Bovespa cai no dia, mas fecha janeiro com alta de 4,6%
� a segunda eleva��o mensal consecutiva da bolsa nacional.
Poss�vel fim do "bad bank" nos EUA deixou investidores apreensivos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir