Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 03-02-2009

TV DIGITAL: QUAL O MELHOR CONVERSOR?
Uma das maiores dúvidas dessa nova era da televisão brasileira atende pelo nome de conversor digital.
TV DIGITAL: QUAL O MELHOR CONVERSOR?

Uma das maiores dúvidas dessa nova era da televisão brasileira atende pelo nome de conversor digital. A interrogação na cabeça do consumidor começa nas funções do aparelho e vão até a real necessidade de comprá-lo.

Para receber em sua casa a transmissão digital – que estreiann na próxima segunda-feira, dia 9, na TV Gazeta –, o usuário precisa ter uma antena UHF e também um conversor digital. O aparelho converte o sinal analógico em sinal digital. Os modelos já disponíveis nas lojas da Grande Vitória custam entre R$ 250,00 e R$ 800,00.

O especialista em redes de computadores Gilberto Sudré afirma que a diferença de preços entre os conversores se dá principalmente por conta da marca, já que a qualidade e as funções dos aparelhos vendidos na Grande Vitória são parecidas. O especialista só faz um alerta quanto à interatividade.

"Os conversores que hoje estão nas lojas só garantem uma maior qualidade de som e imagem. A interatividade, uma das novidades que chega com a TV digital, não será possível com os aparelhos atuais, só com os que serão vendidos a partir do segundo semestre". Ou seja, quem não faz questão de interagir "participar" dos programas votando ou fazendo testes, por exemplo, pode comprar o conversor agora mesmo. O telespectador que faz questão de interagir terá que esperar mais um pouco.

Assinante
Gilberto Sudré ressalta que mesmo se o consumidor for assinante de uma TV a cabo, a compra do conversor digital se faz necessária. O especialista diz que, mesmo tendo o sinal digital fornecido pelo conversor das televisões por assinatura, a qualidade da imagem não é a mesma. "O conversor a cabo não substitui o digital, a qualidade não é a mesma. A princípio, o assinante precisa ter os dois conversores", explica.

Sudré lembra que mesmo quem já comprou os "televisores fininhos" terão de comprar o conversor.

"As TVs de LCD, principalmente as mais antigas, não possuem o conversor embutido e sem ele o sinal digital não chega. O consumidor tem que observar se o seu televisor tem o conversor embutido, se não tiver, o aparelho terá de ser comprado", finalizou.


Abdo Filho
[email protected]


Fonte: Gazeta On-line
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir