Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 06-02-2009

TJD pode tirar seis pontos do Vasco
Procuradoria denuncia irregularidade na inscri��o de J�ferson. Caso ser� julgado na pr�xima quinta-feira.
TJD pode tirar seis pontos do Vasco

Cah� Mota

A lideran�a do Vasco no Grupo A da Ta�a Guanabara est� amea�ada. No entanto, quem pode tirar a primeira posi��o do time da Colina n�o � o Americano, vice-l�der, muito menos o Fluminense, advers�rio do pr�ximo domingo. A pol�mica envolvendo a inscri��o do meia J�ferson para a estr�ia na competi��o, dia 24 de janeiro, contra o clube de Campos, ganhou mais uma cap�tulo nesta sexta-feira, e nada positivo para os cruzmaltino, que pode perder seis pontos na tabela.

O procurador do Tribunal de Justi�a Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ), Andr� Luiz Valentim, registrou a den�ncia de que o nome jogador n�o constava no Boletim Informativo de Registro de Atletas (Bira) da Federa��o de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) no momento da partida. Caso a hist�ria seja confirmada, o Vasco teria infringido o artigo 214 do C�digo Brasileiro de Justi�a Desportiva, e corre o risco de perder o dobro dos pontos da partida, al�m de pagar uma multa entre R$ 1 mil e R$ 10 mil.

Na pr�xima quinta-feira, a Quinta Comiss�o Disciplinar do TJD julgar� o caso.

- Tomamos conhecimento da irregularidade atrav�s da imprensa, apuramos e fizemos a den�ncia. O que soubemos � que o documento chegou � Ferj no s�bado (dia do jogo) �s 16h, quando j� n�o havia mais expediente. Sendo assim, ele n�o poderia ter atuado - disse Andr� Valentim.

O procurador esclareceu tamb�m todo o imbr�glio:

- O Brasiliense, que tinha contrato com o jogador, entrou com uma a��o trabalhista e conseguiu um mandado de seguran�a cancelando o v�nculo com o Vasco. O clube conseguiu uma liminar anulando esse mandado, s� que o documento s� foi recebido pela Federa��o no dia do jogo.

Do lado vasca�no, no entanto, o clima � de tranquilidade. O assessor jur�dico, Luiz Am�rico, garante que n�o h� possibilidade do clube ser punido.

- Estamos tranquilos. A liminar foi expedida e restaurou a regularidade do J�ferson. E assim tamb�m � o entendimento da Federa��o. Inclusive, entreguei a c�pia do documento ao delegado do jogo. O atleta j� estava no Bira, mas na pend�ncia dessa decis�o judicial, que foi decidida antes da partida. Assim, o status de legalidade, que j� havia antes do mandado de seguran�a, foi re-estabelecido.

Caso a puni��o seja confirmada, o Vasco ficaria com apenas tr�s pontos e cairia da lideran�a para a lanterna do Grupo A da Ta�a GB.

TJD pode tirar seis pontos do Vasco
Procuradoria denuncia irregularidade na inscri��o do meia J�ferson. Caso ser� julgado na pr�xima quinta-feira, mas o clube se mant�m tranquilo

 
Por:  Thayan Noyma Vasconcellos    |      Imprimir