Categoria Carnaval  Noticia Atualizada em 12-02-2009

Madrinha da X-9 vem à frente da bateria vestida de guerreira
Adriana Santos encara personagem contra a internacionalização da Amazônia. Ela está há 14 anos na X-9 e há três como madrinha.
Madrinha da X-9 vem à frente da bateria vestida de guerreira
Foto: Renato Vieira/ TV Globo

RENATO VIEIRA

O enredo da X-9 Paulistana vai falar sobre a Amazônia e evocar os "seres imortais" para impedir que desmatem a maior floresta tropical do mundo. Adriana Santos, madrinha da bateria, já definiu o figurino que a tornará peça fundamental desse bom combate na passarela do samba: "Vestida de guerreira, vou, junto com a bateria, entrar nessa batalha para brigar pela Amazônia".

Há 14 anos na escola, sendo os três últimos como madrinha, Adriana nem sempre gostou de samba. "É engraçado, eu achava uma coisa longe da minha realidade. Quando fui assistir a um desfile no Anhembi pela primeira vez, foi amor à primeira vista", lembra. Hoje, a madrinha de bateria desfila todos os anos. "Desfilar é incrível, não dá para descrever. É uma emoção ímpar."

Em todo esse tempo de carnaval, a madrinha da X-9 já passou por alguns apuros. No mais grave, ela saiu machucada da avenida. Um pedaço de sua fantasia havia furado o seu ombro. "Eu saí da avenida cortada. A fantasia chegava e entrar no meu ombro e eu não podia tirar, tinha que estar linda e sorridente."

Faz muito tempo, desde 2000, que a X-9 Paulistana não vence um carnaval. "A expectativa é que a gente leve o título neste ano. Toda a comunidade aguarda isso há muito tempo. O tema Amazônia é atualíssimo e todos da escola fazem a sua parte muito bem", afirma, confiante. Adriana, por exemplo, é chocólotra assumida, mas já está de dieta. Ela não come mais carboidratos e açúcar, só se alimenta de proteína. "Eu estou naquela fase do corta tudo. Me controlo justamente para estar bem preparada, quero estar bonita."

Carnaval com consciência

Alimentação correta, água e nem um gole de bebidas alcoólicas. Essas são as dicas que a madrinha de bateria passa para os foliões. "Não consuma álcool de jeito nenhum, porque as pessoas ficam mal e não se divertem. É preciso estar bem fisicamente para aguentar, porque o desgaste é muito grande."

Enredo

O enredo da escola da Parada Inglesa pretende mostrar o que entende por tentativa de internacionalização da Amazônia e dar sua visão sobre como os brasileiros podem ajudar a defender a maior floresta tropical do mundo. A X-9 Paulistana é a penúltima escola a entrar na avenida na sexta-feira de carnaval.

Madrinha da X-9 vem à frente da bateria vestida de guerreira
Adriana Santos encara personagem contra a internacionalização da Amazônia.
Ela está há 14 anos na X-9 e há três como madrinha.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir