Categoria Economia  Noticia Atualizada em 14-02-2009

G7 impulsiona nova regulação dos mercados financeiros
Vista geral de reunião de ministros das Finanças do G7, em Roma
G7 impulsiona nova regulação dos mercados financeiros
Foto: AFP

Roma, 14 fev (EFE).- Os ministros de Economia do Grupo dos Sete (G7, os países mais desenvolvidos), reunidos hoje, em Roma, tentarão lutar contra o protecionismo e estabilizar os mercados financeiros através de um novo sistema legal internacional de regulação, segundo uma minuta do comunicado final.

Esta iniciativa, proposta pela Presidência italiana do G7, estabelece como prioridade a luta contra o protecionismo econômico, uma dos perigos que pairou durante a cúpula, iniciada ontem com um jantar de trabalho.

Segundo o documento preliminar, o G7 continua empenhado em "evitar as medidas protecionistas que só teriam o efeito de exacerbar a recessão" e a levantar "novas barreiras".

Além disso, os países mais industrializados se comprometem a trabalhar para uma "conclusão rápida e ambiciosa das negociações da Rodada de Doha", que têm como objetivo liberalizar o comércio internacional.

A minuta estabelece um prazo de quatro meses para que os países-membros redijam uma reunião de princípios comuns que sirvam para desenvolver um novo sistema legal para regular os mercados financeiros, que estão na origem da atual crise.

A minuta de comunicado final indica que o G7, que inclui EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Japão e Canadá, continuará sua adoção de medidas coletivas e usará toda a gama de instrumentos para "sustentar o crescimento e o emprego, e reforçar o setor financeiro".

A ministra de Finanças francesa, Christine Lagarde, afirmou que os países reunidos em Roma estão de acordo em dizer "não" ao protecionismo como instrumento de política.

Sobre o plano de ajudas de 6,5 bilhões de euros ao setor automotivo francês por parte do Governo de seu país, Lagarde disse que estas medidas não são protecionistas. EFE

G7 rejeita protecionismo e defende reforma do sistema financeiro.

Vista geral de reunião de ministros das Finanças do G7, em Roma.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir