Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-02-2009

Monumento a Domingos José Martins
O morador da localidade mais antigo, o aposentado Farid Marvila aponta o local onde seu pai Antonio Marvila tinha uma venda
Monumento a Domingos José Martins
Farid Marvila
Foto: José Rubens Brumana

Isso é o que deseja as professoras Gleici da Rocha Brumana e Heloisa valli Bittencourt que percorreram a localidade de Quartéis, no interior de Marataízes. "Poderia servir de centro de visitação ao nosso herói comparado a Tiradentes e com isso aumentar o turismo na região" enfatizaram as professoras.

O morador da localidade mais antigo, o aposentado Farid Marvila aponta o local onde seu pai Antonio Marvila tinha uma venda e que serviu de fonte de pesquisa para o historiador Norbertino Baiense, um dos maiores professores do país e itapemirinense de nascimento, fez seu livro que recebeu o nome do nosso libertador.

O seu pai Capitão de milícias Joaquim José Martins chefiava o Quartel existente, em frente à Ilha das Andorinhas, em Marataízes (antigo Itapemirim), para evitar o desembarque clandestino dos negros africanos. No dia 9 de maio sua mãe Joana Luzia Santa Clara, deu a luz ao nosso herói.

Já formado e com ideais de libertação, foi um dos lideres da Revolução Pernambucana de 1817. Depois de preso foi morto na Bahia em 12 de junho de 1817.

Os moradores de Marataízes assim como os que desejam preservar a história, onde ela acontece, esperam que o prefeito Jánder Nunes Vidal, homem culto e sua vice Dilcéia Marvila, neta de Antonio Farias, façam algo nesse sentido para resgatar o berço do nascimento de nosso herói.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir