Categoria Politica  Noticia Atualizada em 17-02-2009

Sarney quer reduzir juros de empréstimos para servidores
O presidente do Senado, José Sarney (PDMB-AP), só vai permitir empréstimos com desconto em folha com taxas de até 1,6% ao mês para servidores da Casa
Sarney quer reduzir juros de empréstimos para servidores
Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

Eduardo Bresciani

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), irá assinar na tarde desta terça-feira (17) um ato para tentar reduzir os juros pagos pelos servidores da Casa em empréstimos consignados. A partir de agora, o Senado só irá autorizar o desconto em folha de empréstimos com juros de até 1,6% ao mês. A medida não será retroativa.

De acordo com levantamento feito pelo Senado, 40 bancos e financeiras têm contrato atualmente com o Senado para operar com esta modalidade de crédito. A menor taxa de juros oferecida por elas é de 1,75%, e a maioria cobra acima de 2% ao mês.

Com o ato, a intenção é fazer com que os juros baixem e, posteriormente, aconteça um efeito cascata em outros órgãos, uma vez que, se as instituições conseguem oferecer juros mais baixos para o Senado, não haveria motivo para operar com taxas mais altas em outros órgãos.

O crédito consignado é considerado de menor risco para as instituições financeiras porque o desconto na folha é automático e, por isso, as taxas de juros já são, geralmente, mais baixas do que as de mercado.

Além do ato sobre juros, Sarney vai promover outra medida para reduzir gastos na Casa. Ele irá proibir que 300 dos ramais do Senado possam fazer ligações interurbanas. A intenção é reduzir os gastos com essas ligações.

Sarney quer reduzir juros de empréstimos para servidores do Senado
Ela assinará ato determinando taxa máxima para desconto em folha.
Intenção é provocar efeito cascata para outros órgãos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir