Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 18-02-2009

SAFADO, VAGABUNDO E LADRíO
As palavras que compõem o titulo deste artigo, muitas vezes são pronunciadas quando o assunto são os políticos.
SAFADO, VAGABUNDO E LADRíO

As palavras que compõem o titulo deste artigo, muitas vezes são pronunciadas quando o assunto são os políticos.

A classe política, que deveria ser exemplo para toda nação se tornou um grupo corporativista e referência máxima da corrupção. O Congresso Nacional se tornou uma prisão de luxo, com seus meliantes gozando das melhores mordomias que o país pode oferecer. Disfarçados de senadores e deputados federais, o congresso abriga todo tipo de criminosos, donos de cassinos clandestinos, donos de empresas fantasmas, políticos ligados ao narcotráfico e ao crime organizado em geral.

Mas a pior constatação é saber que a corrupção entranhou em todos os poderes constituídos. Todos os dias somos "surpreendidos" com denuncias contra Câmaras Municipais, Assembléias legislativas, Autarquias, Tribunais de Contas, e o pior, o Poder Judiciário.

Mas por incrível que pareça ainda temos políticos idôneos e sérios. Com certeza temos espalhados pelo Brasil vários políticos que fazem do mandato um instrumento para beneficiar sua comunidade, seu bairro, seu estado e seu país, mas essas pessoas são tão poucas que quase sempre ficam no anonimato.

Essa percepção de corrupção e impunidade que todo brasileiro sente acaba por afastar pessoas sérias e competentes da vida pública, essas pessoas ficam com medo da comparação, da generalização e sentem receios de serem igualados aos políticos corruptos.

Considerando que o Brasil só tem pouco mais de vinte anos de democracia plena, sem intervenção, sem golpes e sem ditadura, temos alguns pontos positivos para comemorar, nesse tempo nasceu a Constituição federal de 1988, não foi um avanço extraordinário, mas com a Carta Magna nasceu o poder dos novos promotores e o direito de escolhermos o presidente da república.

Temos que elogiar também a lei de Responsabilidade Fiscal, que muitas vezes não é levada a sério, mas que paralisou muitas ações ilícitas praticadas por políticos mal intencionados em final de mandato. Temos que registrar também a ação do STF (Supremo Tribunal Federal) que infelizmente em alguns casos teve que representar o papel do legislativo.

O que podemos fazer para mudar esse quadro no Brasil? A única arma que dispomos é o voto, com ele podemos mudar a história do nosso bairro e até do nosso país.

Temos que escolher pessoas comprometidas com a coletividade e não a um grupo especifico e pessoas com espírito público e audácia para enfrentar os obstáculos que a gestão publica apresenta.


    Fonte: O Autor
 
Por:  Mário Moreira    |      Imprimir