Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-02-2009

Hillary Clinton defende aproximação dos EUA aos países
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, defendeu hoje, em Jakarta, a necessidade de...
Hillary Clinton defende aproximação dos EUA aos países
Foto: http://ultimahora.publico.clix.pt

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, defendeu hoje, em Jakarta, a necessidade de uma mudança da política norte-americana face à Birmânia e falou no desejo da administração Obama de melhorar as relações dos Estados Unidos com o mundo islâmico.

No maior país muçulmano do mundo, a segunda das quatro etapas da primeira viagem ao estrangeiro da responsável pela diplomacia norte-americana, o Sudeste asiático e mundo islâmico foram os dois principais tópicos abordados entre Hillary Clinton e o ministro dos Negócios Estrangeiros indonésio, Hassan Wirajuda.

Hillary Clinton admitiu a possibilidade de os EUA virem a aderir ao Tratado de Amizade e Cooperação com os países da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático), organização cuja sede em Jacarta visitou.

"Tenho o orgulho de anunciar hoje que a administração Obama vai lançar o processo formal para aderir ao tratado [de Amizade e Cooperação], disse Hillary Clinton.

A adesão dos EUA a este tratado, que esta organização, que reúne dez estados, assinou com países da Ásia do Sul e de outras regiões do globo é visto como um reforço particularmente relevante dos laços dos Estados Unidos com o Sudeste asiático e também como uma nova táctica permitindo a Washington ter mais influência sobre a Birmânia, um dos países membros da ASEAN.

"O caminho que seguimos ao impor sanções não influenciou a junta [militar] birmanesa, mas tentar envolvê-los de outra maneira também não resultou em nada", afirmou a secretária de Estado.

A repressão aos protestos contra a junta liderados por monges budistas, no Verão de 2007, levaram a um aumento da pressão internacional sobre o regime militar, um dos mais repressivos do mundo.

Falando sobre as relações com Jacarta, Clinton referiu que os dois países vão cooperar em áreas como a segurança, o combate ao terrorismo e as alterações climáticas.

Hillary elogiou a transição democrática no país onde Barack Obama viveu e que poderá vir a visitar. A Indonésia tem sido referida como o local onde o Presidente dos EUA pretende vir a fazer um discurso dirigido ao mundo muçulmano, mas a secretária de Estado não fez qualquer referência a essa possibilidade.

"O Presidente Obama tem uma grande base de apoio aqui na Indonésia, que naturalmente não pode votar [nele]", disse Hassan Wirajuda. O responsável pela diplomacia indonésia afirmou ainda que "a Indonésia não é apenas o maior país muçulmano, mas provámos que, aqui, a democracia, a modernidade e o islão podem convergir".

Hillary Clinton defende aproximação dos EUA aos países do Sudeste asiático.

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, defendeu hoje, em Jakarta, a necessidade de...


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir