Categoria Economia  Noticia Atualizada em 19-02-2009

Incerteza econômica pode impedir investimentos da indústria
Expectativa é de redução das compras de máquinas e equipamentos.
Incerteza econômica pode impedir investimentos da indústria
Foto: G1

O cenário de incerteza econômica deve prejudicar os investimentos da indústria este ano. Segundo um levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), para 75% das empresas a atual situação pode impedir total ou parcialmente a realização dos investimentos planejados para este ano.

Com a demanda reduzida em função da crise financeira, a Sondagem Industrial Especial também aponta uma mudança na natureza dos investimentos, apontada por 41% das empresas consultadas. Enquanto no ano anterior mais da metade do investimento planejado era voltada para o aumento da produção, para este ano o foco é na capacidade produtiva para melhoria na qualidade e eficiência dos produtos.

Segundo a CNI, o índice que mede a adequação da capacidade produtiva alcançou 54,7 pontos, o maior desde 2003, quando começou a ser medido. A folga prevista da capacidade é maior entre as grandes empresas, que enfrentam redução principalmente na demanda externa. Ela só não seria adequada para 9,4% das empresas consultadas.

Máquinas e equipamentos

A expectativa é de redução das compras de máquinas e equipamentos para mais da metade das empresas de grande porte em comparação com 2008. Apenas o setor refino de petróleo pretende aumentar compras de equipamentos em relação ao ano anterior. Em todos os demais 26 setores pesquisados, a expectativa é de queda.

A maior parte dos investimentos previstos para os próximos meses terá como objetivo atender o mercado interno, de acordo com a pesquisa. Apenas 3% das empresas afirmaram que o foco de seus investimentos está voltado para o mercado externo.

O levantamento foi feito entre 5 e 26 de janeiro de 2009, com 1.407 empresas, sendo 749 de pequeno porte, 444 de médio porte e 214 grandes empresas.

Incerteza econômica pode impedir investimentos da indústria, aponta CNI
Expectativa é de redução das compras de máquinas e equipamentos.
Foco dos investimentos será na melhoria na qualidade e eficiência.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir