Categoria Carnaval  Noticia Atualizada em 23-02-2009

Filhos de Gandhy chegam aos 60 anos com Gil à frente
Gilberto Gil à frente do bloco Filhos de Gandhy
Filhos de Gandhy chegam aos 60 anos com Gil à frente
Foto: Robson Mendes/Agência Estado

Celso Paiva
Vagner Magalhães

O bloco afro Filhos de Gandhy, fundado em 1949, saiu às ruas neste domingo para dar início às comemorações do seu 60º aniversário. À frente do cortejo, o cantor Gilberto Gil, sócio da entidade a décadas.

O Filhos de Gandhy foi fundado um ano após a morte do líder pacifista da Índia, Mahatma Gandhy, por um grupo de estivadores baianos, em sua homenagem, criou o bloco Filhos de Gandhy.

Formado apenas por homens, o grupo pisou pela primeira vez nas ruas de Salvador no Carnaval de 1949. De lá para cá, cresceu, e agora busca manter o seu espaço em um tempo em que se discute a descaracterização das tradições do Carnaval baiano.

Os Filhos de Gandhy saíram neste domingo da Praça Castro Alves para percorrer o caminho até o Campo Grande com cerca de 6 mil pessoas. Este ano, o cortejo foi aberto aos não sócios, que puderam comprar os trajes às vésperas da passagem do cortejo.

Munidos com sprays de Alfazema, os homens fazem um ritual significa a purificação, segundo a tradição do bloco. Porém, com o passar do tempo, muitos aproveitam também para, com o perfume, atrair as mulheres que ficam ao redor das cordas.

Outro artifício utilizado pelos rapazes é trocar os colares azuis e brancos por beijos das mulheres que acompanham a apresentação.
Redação Terra

Filhos de Gandhy chegam aos 60 anos com Gil à frente.

Gilberto Gil à frente do bloco Filhos de Gandhy.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir