Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 25-02-2009

MOTIVE-SE NO TRABALHO
H� quem diga que o ano s� come�a agora, depois do carnaval
MOTIVE-SE NO TRABALHO
Foto: Arquivo Pessoal

H� quem diga que o ano s� come�a agora, depois do carnaval. Mesmo assim muitos profissionais n�o voltam ao trabalho com a "carga total" de sua bateria: at� come�ar a funcionar perfeitamente, leva um tempo, �s vezes precisa de um empurr�ozinho, e algumas pessoas acabam deixando essa "revis�o" para depois do pr�ximo feriad�o.

Para ajudar voc� a entrar com o p� direito, retomando suas atividades, separamos algumas dicas valiosas que podem ajudar e muito, seu desempenho profissional e pessoal, ap�s esse per�odo de "calmaria". Mas vale come�ar logo para contagiar aquele seu colega que ainda est� um tanto desmotivado, desanimado...

Se voc� est� h� algum tempo desempenhando as mesmas tarefas, ocupando o mesmo cargo ou na mesma empresa sem muitas mudan�as, � poss�vel que o entusiasmo do in�cio tenha ca�do em fun��o da rotina.
Veja essas dicas para encontrar novas motiva��es.

1 - Estabele�a um objetivo de trabalho atraente, desafiante e preciso. Voc� deve impor a si mesmo uma certa dificuldade, mas a meta estabelecida n�o deve ser imposs�vel. Ou seja, estabele�a um objetivo que seja interessante pessoal e profissionalmente e ao mesmo tempo poss�vel de ser atingido com o esfor�o adequado.

2 - Planeje uma estrat�gia e estabele�a uma data para atingir o seu objetivo, a m�dio prazo. N�o � aconselh�vel se impor metas imediatas, j� que voc� n�o ter� tempo suficiente para absorver a sua nova atitude motivadora. O prazo tamb�m n�o deve ser longo demais, para n�o desestimular.

3 - Estabele�a indicadores concretos para avaliar o seu grau de cumprimento. A motiva��o varia de acordo com o dia e depende das circunst�ncias. Para ajudar a avaliar as suas conquistas, avalie tamb�m como voc� se sente. Mas tamb�m aprenda a observar indicadores externos, menos sutis e mais objetivos.

4 - Fortale�a a confian�a em si mesmo e nas suas possibilidades de realizar um projeto. Concentre-se em frases que estimulem voc� e que melhorem a sua auto-estima. Todos os dias, voc� deve fazer alguma coisa concreta para cumprir o seu objetivo. Alcan�ar pequenos objetivos di�rios e com sucesso � muito motivador.

5 - Acredite que voc� pode concretizar os seus planos. Pense nos valores em que voc� acredita e nas id�ias mais positivas para superar os momentos do dia em que voc� fica mais desanimado.

6 - Persevere e insista para alcan�ar os seus objetivos. Se alguma atividade for dif�cil e voc� pensar em adi�-la, divida-a em partes menores e se dedique a uma de cada vez. Lembre-se de que as coisas n�o acontecem por acaso. Elas s�o fruto da sua perseveran�a e do seu esfor�o.

7 - N�o procure contratempos, adversidades ou dificuldades. Procure desafios e solu��es. As condi��es externas em geral s�o as mesmas. � a sua atitude que faz a diferen�a entre um problema e uma oportunidade.

� simples manter a motiva��o quando um plano de longo prazo, desejado e elaborado com cuidado, d� sentido �s a��es di�rias e desafia a nossa capacidade de crescer e nos desenvolvermos.

Palestras Gratuitas: www.ramonbarros.wordpress.com


Fonte: O Autor
 
Por:  Ramon Barros    |      Imprimir