Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-02-2009

Iraque se diz tranquilo sobre retirada americana
Soldados americanos participam de patrulha no sul de Bagd�
Iraque se diz tranquilo sobre retirada americana
Foto: AFP

BAGD�, Iraque, 27 Fev 2009 (AFP) - O Iraque se disse tranquilo em rela��o � compet�ncia de seu ex�rcito e da pol�cia de garantir a ordem no pa�s ap�s a retirada dos soldados americanos decidida pelo presidente Barack Obama, mesmo se suas for�as de seguran�a ainda sofram lacunas importantes.

"Temos confian�a em nossas for�as armadas e em nossos servi�os de seguran�a para proteger o pa�s e consolidar a seguran�a e a estabilidade, e n�o tememos a retirada das tropas americanas", declarou na quinta-feira o primeiro ministro Nouri al-Maliki.

Obama anuncia nesta sexta-feira a retirada da maior parte dos soldados americanos do Iraque at� o final de agosto de 2010 para deixar no pa�s uma for�a residual antes da sa�da total programada para antes do final de 2011.

Totalmente desmantelados pelos americanos ap�s a invas�o de 2003, o ex�rcito e a pol�cia iraquianos foram reconstitu�dos do nada num momento em que a insurrei��o crescia e que os conflitos religiosos destru�am o pa�s.

Hoje, a pol�cia disp�e oficialmente de 560.000 agentes.

"N�o h� d�vidas de que as for�as iraquianas s�o capazes de garantir a seguran�a do pa�s. N�s j� as testamos e elas s�o capazes de assumir suas responsabilidades e de enfrentar as amea�as", declarou � AFP o porta-voz do minist�rio do Interior, general Abdel Karim Khalaf.

O minist�rio da Defesa, que conta hoje com 260.000 soldados, programa-se para reunir um ex�rcito de 300.000 homens, dotado de equipamentos modernos, de fuzis de assaltto M-16 e de ca�as F-16, dos quais negocia a compra.

Para esta pol�tica ambiciosa, o governo repassar� oito bilh�es de d�lares para as for�as de seguran�a, um item que ocupa lugar de destaque no or�amento do pa�s para 2009 (12,6%).

"Temos autonomia em muitos setores, mas ainda precisamos de ajuda para a vigil�ncia das fronteiras, para a aeron�utica, a marinha, al�m dos equipamentos sofisticados para serem usados na luta contraterrorista e precisamos progredir seriamente em mat�ria do servi�o e informa��o", declarou � AFP o assessor iraquiano para a seguran�a nacional Muaffak al-Ruba�e.

Mas os assessores militares estrangeiros est�o menos otimistas. Segundo eles, as car�ncias log�sticas amea�am as capacidades operacionais do ex�rcito.

"Se partirmos, hoje, essas for�as poder�o se defender mas podem se desagregar rapidamente", assegura o comandante australiano John Snell, para quem a rede de abastecimento � a prioridade.

Mesma preocupa��o para a marinha iraquiana, destru�da em 1991 e em via de reconstru��o. Ela conta com 2.000 homens, e o objetivo � faz�-la com 6.500 num per�odo de dois a tr�s anos. Mas n�o poder� ser suficiente para defender as instala��es de petr�leo vitais para o pa�s antes do final de 2011.

"Ser� dif�cil porque come�amos a partir do nada, mas penso que nossas capacidades melhorem", afirmou um oficial da marinha iraquiana, que n�o quis ser identificado.

Em v�rias prov�ncias relativamente pacificadas, as for�as iraquianas foram apoiadas eficazmente por 100.000 membros das "Sahwa", ex-rebeldes sunitas pagos pelo governo iraquiano, ap�s os americanos, para combater a Al-Qaeda.

As prov�ncias de Diyala e N�nive, dois basti�es da Al-Qaeda, ainda permanecem como uma verdadeira preocupa��o, a despeito das opera��es militares conjuntas com os americanos.

Iraque se diz tranquilo sobre retirada americana apesar de car�ncias.

Soldados americanos participam de patrulha no sul de Bagd�.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir