Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-03-2009

Relator da CPI dos Grampos livra Dantas, Protógenes e Abin
O relator da CPI dos Grampos, Nelson Pellegrino (PT-BA), à esquerda, ao lado do presidente da comissão, Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) durante apresentação do relatório final
Relator da CPI dos Grampos livra Dantas, Protógenes e Abin
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Eduardo Bresciani

O relator da CPI dos Grampos, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), entregou nesta quarta-feira (4) o relatório final da comissão sem pedir o indiciamento do banqueiro Daniel Dantas, do delegado Protógenes Queiroz, que comandou a Operação Satiagraha da Polícia Federal, e da cúpula da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O relatório será discutido e votado na próxima semana.

O documento também não aponta responsáveis pela escuta telefônica de uma conversa do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, com o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), o que abriu uma crise sobre as escutas ilegais.

No seu relatório, porém, Pellegrino pede o indiciamento de um delegado, um detetive, quatro policiais e outras pessoas envolvidas com escutas ilegais.

Sobre a Operação Satiagraha, Pellegrino relata ter encontrado "divergências" nos depoimentos prestados por Protógenes Queiroz e outras testemunhas, como o ex-diretor da Abin Milton Campana e o diretor de inteligência da PF, Daniel Lorenz.. Ele decidiu, no entanto, apenas encaminhar os depoimentos ao Ministério Público para que se avalie prática de falso testemunho.

Ele reclama que não conseguiu avançar nas investigações. "Meu relatório tem recomendações e uma série de indiciamentos, mas nós só podemos indiciar quando há provas. A CPI tem caráter eminentemente técnico." No caso de Dantas, ele protesta contra o STF por não ter permitido à comissão acesso aos dados das investigações da PF contra o banqueiro.

O relatório foi bastante criticado. A oposição reclama que apenas "peixes pequenos" constam entre os pedidos de indiciamento e promete apresentar voto em separado. "O caso dos grandes ele vai passar a bola para o Ministério Público", reclamou o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP).

O presidente da comissão, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), também não ficou satisfeito e promete apresentar seu próprio relatório.

Em seu texto, Itagiba quer indiciar, entre outros, o ex-diretor-geral da Abin Paulo Lacerda, por falso testemunho. O peemedebista destaca que Lacerda disse à CPI que não seriam mais que três os funcionários da agência cedidos para trabalhar na Satiagraha, enquanto o número total foi superior a 50.

Relator da CPI dos Grampos livra Dantas, Protógenes e Abin de indiciamento
Relatório acusa delegado, investigador e policiais por escuta ilegal.
Nelson Pellegrino quer encaminhar depoimentos contraditórios ao MP.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir