Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-03-2009

Bashir diz que EUA e Europa têm que ser levados ao TPI
O presidente do Sudão, Omar Hassan Ahmad al-Bashir, assegurou hoje, perante milhares de sudaneses em Cartum, que os Estados Unidos...
Bashir diz que EUA e Europa têm que ser levados ao TPI
Foto: http://static.guim.co.uk

Cartum, 5 mar (EFE).- O presidente do Sudão, Omar Hassan Ahmad al-Bashir, assegurou hoje, perante milhares de sudaneses em Cartum, que os Estados Unidos e os países europeus são os que devem sentar perante o Tribunal Penal Internacional (TPI).

"Os mentirosos e os verdadeiros criminosos na Europa e nos EUA querem julgar os honoráveis. Os que roubaram a riqueza dos povos são os que têm que sentar frente ao tribunal", disse Bashir perante milhares de pessoas reunidas na capital.

Foi o primeiro discurso público do presidente sudanês depois que ontem o TPI emitiu uma ordem de detenção internacional contra ele, por sua suposta relação com crimes de guerra e lesa-humanidade durante o conflito armado de Darfur.

Perante milhares de pessoas que entoavam palavras religiosas e lemas de ordem em apoio ao presidente, Bashir pediu a criação de uma frente internacional para resistir ao "neocolonialismo".

"Em nome de todos, chamo à formação de uma frente para rejeitar qualquer tipo de hegemonia e humilhação", afirmou.

Com gritos como "não aos covardes, não aos traidores" ou "estamos preparados para defender a religião", a multidão presente interrompeu várias vezes o líder, que após o discurso dançou músicas nacionais enquanto era aclamado por milhares de seguidores.

Bashir, que chegou ao poder graças a um golpe de Estado em 30 de junho de 1989, apareceu com trajes civis e após ter participado de uma reunião do Conselho de Ministros. EFE

Bashir diz que EUA e Europa têm que ser levados ao TPI.

O presidente do Sudão, Omar Hassan Ahmad al-Bashir, assegurou hoje, perante milhares de sudaneses em Cartum, que os Estados Unidos...


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir