Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-03-2009

Pirataria de filmes gera lucros a criminosos

Segundo um relat�rio da Rand Corporation, �rg�o de pesquisa da Calif�rnia, as organiza��es ligadas � m�fia ou a grupos criminosos dos EUA adicionaram a pirataria � sua gama de atividades.


Pirataria de filmes gera lucros a criminosos
Foto: Olhar digital

Segundo um relat�rio da Rand Corporation, �rg�o de pesquisa da Calif�rnia, as organiza��es ligadas � m�fia ou a grupos criminosos dos EUA adicionaram a pirataria � sua gama de atividades, ao lado do tr�fico de drogas, lavagem de dinheiro, extors�o e tr�fico de seres humanos.

"Levando em considera��o os lucros enormes, n�o � surpreendente que o crime organizado invista na pirataria de filmes", afirma Greg Treverton, o principal investigador da Rand.

Por ser uma atividade lucrativa e com riscos administr�veis, a pirataria de filmes � t�o recompensadora ( financeiramente falando) quanto o tr�fico de drogas. Um DVD pirata, por exemplo, que custa 70 centavos de d�lar na Mal�sia, chega a ser vendido por 10 vezes mais nas ruas de Londres.

Elaborado com o apoio do lobby dos est�dios de Hollywood, a MPAA, o relat�rio teve como base as investiga��es de quase 120 organiza��es em mais de 20 pa�ses.


 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir