Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-03-2009

Militares têm suspeitos da autoria do atentado contra Tagmé Na Waié
Os militares guineenses têm suspeitos da autoria do atentado à bomba contra o comandante das Forças Armadas, Tagmé Na Waié,...
Militares têm suspeitos da autoria do atentado contra Tagmé Na Waié
Foto: http://www.expressodasilhas.sapo.cv

"Há suspeitos", disse apenas Zamora Induta, questionado pelos jornalistas no quartel-general das Forças Armadas, no centro de Bissau, recusando-se, porém, a adiantar nomes.

"Revelar nomes de suspeitos é especulação. Convém guardarmos este segredo e esperarmos a conclusão dos inquéritos", afirmou.

Zamora Induta confirmou que o explosivo que matou o Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), no passado domingo, foi uma bomba accionada remotamente.

"Isto significa que a bomba foi colocada aqui no Estado-Maior. Pode ser que uma pessoa tenha tido acesso ao Estado-Maior mas de certeza que contou com o apoio de alguém aqui dentro", declarou o responsável da comissão militar que assumiu o controlo das Forças Armadas após a morte do general Tagmé Na Waié.

"Posso garantir que alguém esteve aqui dentro, colaborou e facilitou a colocação da bomba", declarou.

Os militares nomearam entretanto uma comissão de inquérito para investigar as circunstâncias do atentado contra o general Tagmé Na Waié.

Segundo disse à agência Lusa o major Samuel Fernandes, porta-voz da comissão militar chefiada por Zamora Induta, o inquérito das Forças Armadas é dirigido pelo coronel Saia Braia Na Nhagba.

Esta comissão, esclareceu o major Fernandes, tem dez dias a contar da data da morte de Tagmé Na Waié para apresentar as suas conclusões,

Uma outra comissão foi criada pelo procurador-geral da República, após reunião do conselho de ministros, na segunda-feira.

Integram a comissão o Ministério Público, elementos da Polícia Judiciária e da promotoria Pública do Tribunal Superior Militar.

Tagmé Na Waié morreu domingo à noite num atentado à bomba no quartel-general, no centro de Bissau, horas antes de um grupo de militares desconhecidos torturarem e matarem o Presidente "Nino" Vieira.

MB/HB

Militares têm suspeitos da autoria do atentado contra Tagmé Na Waié.

Bissau, 06 Mar (Lusa) - Os militares guineenses têm suspeitos da autoria do atentado à bomba contra o comandante das Forças Armadas, Tagmé Na Waié, disse hoje o chefe da comissão militar que assumiu o controlo da instituição, Zamora Induta, sem adiantar nomes.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir