Categoria Concursos  Noticia Atualizada em 06-03-2009

Abertas as inscrições para concurso público de tradutor

Interessados podem se inscrever até o dia 17 de abril


Abertas as inscrições para concurso público de tradutor

A Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc) abriu as inscrições para o concurso público com o objetivo de preencher 17 vagas de tradutor público e intérprete comercial para atuarem no Estado.

O concurso foi aberto para atender a demanda por serviços prestados na área de tradução, diante da internacionalização da economia catarinense.

— Além dos reflexos na economia pelo aumento dos negócios através das exportações e importações, muitas pessoas buscam o serviço por interesse pessoal para tradução de documentos com objetivo de intercâmbio cultural com outros países — disse o presidente da Jucesc, Antônio Zimmermann.

Zimmermann explica que a execução do trabalho é gerada pela demanda externa e o pagamento pelos serviços é feito pelo usuário diretamente ao tradutor, obedecendo à tabela de preços fixada pela Junta Comercial. Os profissionais não são funcionários públicos e são remunerados pelos serviços prestados.

Há mais de 15 anos que não é realizado concurso para a nomeação de profissionais para atuarem na área. Atualmente 12 tradutores juramentados são reconhecidos no Estado, sendo que dois estão licenciados. Exercem ainda o ofício outros quatro profissionais nomeados.

Os titulares da função são responsáveis pela tradução de textos comuns como passaportes, certidões dos registros civis, carteiras de identidade e habilitação profissional. Os profissionais podem atuar como intérpretes em juízo nos processos em que estão envolvidos estrangeiros que não conhecem o idioma nacional.

As inscrições custam R$ 300,00 e podem ser feitas até o dia 17 de abril, exclusivamente neste site.

O concurso será executado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e prevê o provimento dos Ofícios de Tradutor Público e Intérprete Comercial para os idiomas de inglês (duas vagas), francês (três vagas), italiano (cinco vagas), alemão (quatro vagas) e espanhol (três vagas).
DIARIO.COM.BR


 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir