Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-03-2009

Obama libera verba pública para pesquisas com células-tronco
Cientista trabalha com células-tronco em laboratório
Obama libera verba pública para pesquisas com células-tronco
Foto: AFP

Washington, 9 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou hoje um decreto suspendendo as restrições ao uso de fundos federais em pesquisas com células-tronco embrionárias.

Em um ato na Casa Branca, o chefe de Estado disse que a ciência não está "brigada" com os valores morais.

"Apoiaremos totalmente os cientistas envolvidos nestas pesquisas", acrescentou Obama, ao emitir uma ordem executiva que reverte uma política imposta em 2001, por seu antecessor, George W. Bush, e um memorando para restabelecer a "integridade científica".

"Quando o Governo não faz estes investimentos, perdemos as oportunidades, não exploramos caminhos promissores. Alguns de nossos melhores cientistas vão para outros países que patrocinam seu trabalho e podem nos superar nos avanços que transformam nossas vidas", acrescentou.

Obama disse ainda que o memorando ordena o Escritório de Ciência e Tecnologia da Casa Branca a elaborar estratégias em prol da "integridade científica" nas decisões do Governo, nas quais os assessores científicos "sejam selecionados por seu histórico e experiência, e não por suas políticas ou ideologia".

O novo presidente americano cumpre assim outra promessa eleitoral, embora a ordem executiva volte a estimular o debate sobre o uso das células-tronco com fins terapêuticos.

Enquanto as companhias especializadas nesse tipo de pesquisas argumentam que elas ajudarão a encontrar curas para doenças crônicas, líderes do Congresso e de grupos conservadores reiteram sua oposição sobre o uso de embriões para extrair células-tronco.

A comunidade científica sustenta que o uso de células-tronco embrionárias, que permitem a regeneração de tecidos, pode agilizar tratamentos e até curas para doenças como os males de Parkinson e de Alzheimer, diabetes, esclerose múltipla, paralisias e outras lesões da medula espinhal.

Os grupos conservadores argumentam sobre a moralidade do uso de embriões humanos, e alegam que seu uso não levou a resultados promissores, após uma década de pesquisas públicas e privadas no mundo todo.

Essas pesquisas "ainda não forneceram provas clínicas nem sucessos no mundo real, mas já causaram problemas sérios, incluindo tumores em testes com animais", disse em comunicado o senador republicano Sam Brownback. EFE

Obama libera verba pública para pesquisas com células-tronco.

Cientista trabalha com células-tronco em laboratório.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir