Categoria Economia  Noticia Atualizada em 10-03-2009

Veja a repercussão do resultado do PIB
Produto Interno Bruto caiu 3,6% no 4º trimestre em relação ao 3º.
Veja a repercussão do resultado do PIB
Foto: G1

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (10) os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no quarto trimestre de 2008. Houve queda de 3,6% na comparação com o trimestre anterior.

No acumulado do ano, no entanto, o PIB cresceu 5,1% e chegou a R$ 2,9 trilhões. Na comparação com o quarto trimestre de 2007, a economia brasileira registrou expansão de 1,3%.

A maior influência para a queda registrada no quarto trimestre em relação ao terceiro veio da indústria, que "encolheu" 7,4%. Na agropecuária, a queda foi de 0,5%, enquanto o setor de serviços recuou 0,4% no último trimestre de 2008.

Veja como os números repercutiram entre autoridades e entidades de classe:

Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp)

O presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, cobrou a redução da taxa de juros e o aumento da frequência de reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) para se evitar que o país tenha crescimento negativo em 2009.

"O que nós observamos no último trimestre é que, apesar da queda de 7,4% no PIB do quarto trimestre em relação ao terceiro na indústria e de 3,6% no PIB geral do país, os juros aumentaram. A teimosia da equipe econômica é muito grande. Os juros aumentaram no momento em que o PIB do Brasil estava caindo 3,6%."

Miguel Jorge, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, avaliou como expressiva a queda do PIB, mas afirmou que deve haver uma recuperação da economia a partir de março.

Para ele, o grande problema continua sendo a escassez de crédito. "Ainda está escasso, muito caro e com prazo curto. Acho que o sistema financeiro precisa começar a contribuir para isso, participar desse processo de recuperação industrial produtivo".

Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, fez um prognóstico otimista para o crescimento da economia nos próximos meses e citou como exemplo o setor automobilístico.

"Vejam vocês o caso da indústria automobilística, que houve um brutal corte de produção: esse corte se tornou uma desova de estoque, e na prática a desova está se reduzindo. Agora, num segundo momento, esse processo está sendo metabolizado. A própria indústria está tendo problemas de fornecimento de veículos. Está tendo até fila", afirmou.

Com informações da Agência Estado

Veja a repercussão do resultado do PIB do 4º trimestre de 2008
Produto Interno Bruto caiu 3,6% no 4º trimestre em relação ao 3º.
Maior queda por setor foi na indústria, que teve retração de 7,4%.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir