Categoria Economia  Noticia Atualizada em 10-03-2009

Presidente do Fed defende reforma da regulação financeira
Ben Bernanke, presidente do Fed, Banco Central Americano, discursa no Conselho de Relações Estrangeiras, em Washington
Presidente do Fed defende reforma da regulação financeira
Foto: AFP

Washington, 10 mar (EFE).- O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, disse hoje que é necessário reformar a regulação financeira dos Estados Unidos para reforçar a supervisão dos bancos, fundos de investimento e grandes instituições financeiras.

"Precisamos ter uma estratégia que regule o sistema financeiro em seu conjunto, de uma forma integral", acrescentou o responsável do banco central americano, segundo o texto do discurso que pronunciará hoje em um centro de estudos, em Washington.

Esses comentários de Bernanke ocorrem no momento em que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o Congresso começam a delinear suas estratégias para reformar a regulação do sistema financeiro, cujo caos colocou em perigo a principal economia mundial.

Bernanke mencionou quatro pontos que deveriam guiar a reforma da regulação.

Em primeiro lugar, o presidente do Fed pediu que o Congresso aprove uma legislação de modo que a queda de uma instituição não gere uma situação caótica.

Além disso, as instituições grandes demais, cujo fracasso representa um risco no sistema, deveriam ser submetidas a uma supervisão mais rigorosa para impedir que assumam riscos excessivos.

O terceiro ponto pede a revisão das políticas reguladoras e contábeis, para garantir que não intensifiquem as oscilações no sistema financeiro e na economia.

Para finalizar, o Governo deveria considerar a criação de uma autoridade responsável de forma específica de supervisionar riscos e proteger o país de crises como a atual.

O encontro de líderes financeiros que acontecerá em Londres no próximo fim de semana deve discutir as reformas necessárias nessa frente em nível global e colocar as bases para a reunião do Grupo dos Vinte (G20, os países ricos e os principais emergentes) que acontecerá em abril, na capital britânica.

O discurso do titular do banco central americano no Conselho de Assuntos Exteriores ocorre em meio a um acalorado debate sobre o intervencionismo público no setor financeiro.

O Governo já tem uma participação majoritária na seguradora AIG e se transformou em grande acionista do Citigroup, que já foi o maior banco do mundo.

No fim de semana passado, os senadores republicanos John McCain e Richard Shelby disseram que o Governo deveria permitir que alguns dos grandes bancos americanos fechem suas portas.

Mas Bernanke deixou claro hoje que os planos do Governo não apontam para essa direção.

"Reiteramos a determinação do Governo americano de garantir que as instituições financeiras importantes do ponto de vista sistêmico possam continuar cumprindo suas obrigações", afirmou, em discurso em um centro de estudos da capital americana. EFE

Presidente do Fed defende reforma da regulação financeira dos EUA.

Ben Bernanke, presidente do Fed, Banco Central Americano, discursa no Conselho de Relações Estrangeiras, em Washington.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir