Categoria Economia  Noticia Atualizada em 10-03-2009

Bolsas dos EUA têm forte alta e vivem o seu melhor dia
Índice Dow Jones subiu 5,8%, enquanto o tecnológico Nasdaq ganhou 7%.
Bolsas dos EUA têm forte alta e vivem o seu melhor dia
Foto: www.g1.com.br

A Bolsa de Nova York se recuperou fortemente nesta terça-feira (10), ajudada pela disparada das ações de instituições financeiras depois dos comentários do banco Citigroup sobre a obtenção de lucro no início deste ano.

Leia também:
Bovespa acompanha cenário externo e fecha em alta de 5,59%

O índice-referência para Wall Street, o Dow Jones, teve a maior alta desde novembro de 2008. Todos os 30 papéis que compõem o indicador fecharam em alta, segundo informações de fechamento.

O Dow Jones teve alta de 5,8%, fechando aos 6.926 pontos, enquanto o indicador tecnológico Nasdaq ganhou 7,07%, terminando o dia aos 1.358 pontos. O índice Standard & Poors 500, que reúne grandes empresas dos EUA, ganhou 6,37%, para 719 pontos.

Recuperação

Após uma queda de aproximadamente 20% do Dow Jones nas quatro últimas semanas, que o afundaram a ponto de atingir seu pior nível em 12 anos, o mercado ganhou um motivo para se recuperar, de acordo com Art Hogan, da consultoria Jefferies.

Em um documento interno, o Citigroup, que registrou em 2008 prejuízo de mais de US$ 18 bilhões, indicou ter voltado a lucrar no primeiro bimestre do ano. "Wall Street precisava de uma boa notícia, e o Citigroup proporcionou uma", destacou Joseph Hargett, da consultoria Schaeffers Investment.

De acordo com uma carta enviada aos funcionários pelo presidente da instituição, Vikram Pandit, o banco teve lucro de US$ 8,3 bilhões, descontados impostos e itens especiais até fevereiro. No entanto, as provisões para perdas com crédito e baixas contáveis podem diminuir ou até zerar os ganhos. Pandit não apresentou potenciais perdas com provisões.

Mudanças contábeis

Os papéis de instituições financeiras aproveitaram o potencial reforço da regulamentação americana sobre as vendas a descoberto - que consistem em especular sobre a queda de uma ação -, além de botatos sobre uma eventual flexibilização das normas contábeis.

Comentários neste sentido foram feitos pelo influente presidente democrata do Comitê de Assuntos Bancários da Câmara dos Representantes americana, Barney Frank. "(A iniciativa pode reduzir a volatilidade dos mercados", comentou o analista Al Goldman, da Wachovia Securities.

Bolsas dos EUA têm forte alta e vivem o melhor dia desde novembro
Índice Dow Jones subiu 5,8%, enquanto o tecnológico Nasdaq ganhou 7%.
Notícia sobre lucro do Citigroup no início de 2009 animou os investidores.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir