Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-03-2009

FMI: mais fome e conflitos ameaçam a África pela crise
Mais fome e conflitos ameaçam a África pela queda, segundo FMI
FMI: mais fome e conflitos ameaçam a África pela crise
Foto: AFP

DAR ES SALAAM, Tanzânia (AFP) — Milhões de africanos se verão arrastados pela pobreza, a fome e os conflitos devido à crise mundial, alertou nesta terça-feira o diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, que pediu a adoção de medidas urgentes.

"Nosso encontro acontece num momento crítico na história da África. A crise financeira mundial, que pode praticamente se classificada de grande recessão, ensombrece esta conferência", afirmou Strauss-Kahn na capital da Tanzânia, em uma reunião para discutir como aliviar o impacto da crise na África.

"Ainda que a crise demore a alcançar as costas da África, todos sabemos que já chegou e que seu impacto será severo", prognosticou Strauss-Kahn, citando a queda dos intercâmbios comerciais, a redução do envio de remessas e a queda dos investimentos estrangeiros e da ajuda internacional.

O FMI indicou que o crescimento econômico do continente deve ser de 3% em 2009, longe dos 5,4% registrados em 2008.

O número um do Fundo insistiu na necessidade de uma resposta urgente para a África, onde as variações dos resultados econômicos são um assunto de vida ou morte.

O anfitrião da conferência, o presidente tanzaniano Jakaya Kikwete, estimou que a crise "cria o maior perigo para o desenvolvimento da África na história recente".

FMI: mais fome e conflitos ameaçam a África pela crise.

Mais fome e conflitos ameaçam a África pela queda, segundo FMI.


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir