Categoria Policia  Noticia Atualizada em 11-03-2009

Acusado de matar 12 em escola morre em tiroteio com a polícia
Equipe de resgate e policiais permanecem em frente da escola, em Winnenden
Acusado de matar 12 em escola morre em tiroteio com a polícia
Foto: Thomas Kienzle/AP

Um ataque a tiros iniciado por um ex-aluno em uma escola da cidade alemã de Winnenden nesta quarta-feira (11) deixou pelo menos 16 mortos em três lugares diferentes, segundo a polícia.

Doze pessoas morreram e dez pessoas ficaram feridas quando ele abriu fogo na escola. Durante a fuga, em que ele manteve um refém em um carro, mais uma pessoa foi morta. O agressor acabou sendo morto em tiroteio com a polícia, a 40 km do local dos primeiros crimes.

Ainda não está claro se o atirador foi morto pela polícia ou se cometeu suicido. Dois passantes também morreram baleados neste confronto, e dois policiais ficaram feridos.

O ataque inicial ocorreu na escola Albertville, na cidade de Winnenden, com 27,5 mil habitantes, a cerca de 20 quilômetros de Stuttgart.

O Ministério do Interior informou que o autor dos assassinatos era um adolescente de 17 anos, ex-estudante da escola, identificado como Tim K.. Os motivos do crime ainda não estão esclarecidos.

Testemunhas disseram que o atirador estava vestido com um uniforme militar preto e disparou de maneira indiscriminada, sem falar nada antes.

Os mortos na escola foram nove alunos com idades entre 16 e 17 e três professores. Dez pessoas ficaram gravemente feridas.

O agressor conseguiu fugir depois do ataque, mas foi abordado pela polícia a 40 km de distância, onde ocorreu o tiroteio em que ele e outras duas pessoas foram mortos.

As autoridades retiraram cerca de mil alunos, funcionários e professores da escola e alertaram os motoristas que circulam pela região, segundo o site alemão "Spiegel Online".

Um porta-voz disse que o governo alemão estava "profundamente chocado" com o incidente. A chanceler Angela Merkel faria um pronunciamento sobre o caso.

O último caso semelhante na Alemanha ocorreu em 2006, quando um homem mascarado, com rifles e explosivos, atacou uma escola na cidade de Emsdetten, no oeste do país, ferindo 11 pessoas e depois cometendo suicídio.

Acusado de matar 12 em escola morre em tiroteio com a polícia na Alemanha.
Incidente deixou 16 mortos no total -inclusive o agressor, que teria 17 anos.
Dez pessoas na escola e dois policiais ficaram gravemente feridos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir