Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-03-2009

Seul reitera que plano da Coreia do Norte viola resolução da ONU
Pyongyang alega que o projecto "Kwangmyongsong-2" tem fins pacíficos
Seul reitera que plano da Coreia do Norte viola resolução da ONU
Foto: d.r.

Seul, 12 mar (EFE).- Seul reiterou hoje que o lançamento de um satélite que está sendo preparado pela Coreia do Norte violaria uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, informa a agência de notícias sul-coreana "Yonhap".

A Coreia do Norte anunciou hoje que notificou organismos internacionais de segurança no transporte marítimo e aéreo sobre seu plano de lançar um satélite experimental com fins pacíficos.

O porta-voz da Chancelaria sul-coreana, Mun Tae-young, disse hoje que, caso feito, ainda que após a assinatura de tratados espaciais, o ato violaria a Resolução 1718 do Conselho de Segurança.

A resolução, aprovada em outubro de 2006 depois do polêmico teste nuclear norte-coreano, exige ao país comunista a suspensão das atividades relacionadas a seu programa de mísseis balísticos e o restabelecimento de seu compromisso com o fim de lançamentos do tipo.

Pyongyang assegurou hoje que assinou recentemente tratados internacionais para facilitar o "uso pacífico do desenvolvimento espacial".

Segundo o porta-voz sul-coreano, ainda não foi confirmado que a Coreia do Norte notificou seu plano de lançamento à Organização de Aviação Civil Internacional (Icao) e à Organização Marítima Internacional (OMI), como havia sido anunciado pela agência estatal de notícias norte-coreana "KCNA". EFE

Seul reitera que plano da Coreia do Norte viola resolução da ONU.

Pyongyang alega que o projecto "Kwangmyongsong-2" tem fins pacíficos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir