Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-03-2009

Bernard Madoff admite culpa, se diz desolado e vai para a cadeia
Bernard Madoff teve a pris�o decretada e sua condena��o ser� pronunciada em 16 de junho
Bernard Madoff admite culpa, se diz desolado e vai para a cadeia
Foto: AFP

NOVA YORK, EUA (AFP) � O financista americano Bernard Madoff se declarou culpado nesta quinta-feira em um tribunal de Nova York das 11 acusa��es pronunciadas contra ele e a justi�a ordenou sua pris�o imediata at� que a condena��o seja pronunciada em 16 de junho.

Pela primeira vez publicamente, o financista, acusado de um calorte de quase 50 bilh�es de d�lares, lamentou o que aconteceu durante a audi�ncia, dizendo-se profundamente "arrependido e envergonhado".

"Como se declara?", perguntou o juiz a Bernard Madoff, que respondeu prontamente: "culpado". O procedimento de se declarar culpado evita que o caso seja levado a um j�ri popular.

Ele aparentava estar muito nervoso durante o interrogat�rio, pelo que o magistrado encarregado do processo pediu-lhe que falasse mais alto. Ele se declarou culpado principalmente de fraude, lavagem de dinheiro e roubo. "Voc� est� se sentindo bem?" indagou o juiz. "Sim", respondeu.

"Senhor Madoff, diga-nos o que fez?", voltou a perguntar o magistrado.

"Estou profundamente arrependido e envergonhado", declarou Madoff, explicando que a fraude come�ou nos anos 1990.

"Achava que tudo acabaria rapidamente, e que me livraria assim como meus clientes. Acabou sendo dif�cil, e, no fim das contas, imposs�vel. N�o posso expressar adequadamente o quanto eu sinto", afirmou.

"N�o posso expressar convenientemente a que ponto estou arrependido", continuou. "Estou aqui hoje para aceitar a responsabilidade por meus crimes", disse.

O magistrado ordenou logo em seguida sua pris�o imediata, e Bernard Madoff deixou a sala do tribunal. Ele saber� da condena��o no dia 16 de junho.

"Enviar Madoff para a pris�o era a �nica decis�o concreta e se a justi�a n�o tivesse tomado esta decis�o teria provocado tumultos do lado de fora do tribunal e n�s ter�amos participado", reagiu uma das v�timas, Judith Welling, 70 anos, presente com seu marido, de 84 anos.

Welling disse ter perdido v�rios milh�es de d�lares.

Uma outra v�tima, Bennett Goldworth, explicou nesta quinta-feira na CNN que a fraude "bagun�ou sua vida". "Tive de deixar meus neg�cios. Mudei-me da Fl�rida. Eu tive de recome�ar tudo. Agora, com 52 anos tenho de voltar a Nova York para morar com meus pais", lamentou, explicando ter investido quase 4 milh�es de d�lares na Madoff.

O tribunal abriu 25 processos relacionados �s v�timas do investidor. Tr�s testemunhas falaram na manh� desta quinta-feira. A acusa��o calculou que em mais de 20 anos, 177 bilh�es de d�lares transitaram pelos fundos de Bernard Madoff, em detrimento de in�meros investidores.

O advogado dele, Daniel Horowitz, rejeitou categoricamente esta estimativa, considerando-a "extremamente exagerada".

Os bilh�es investidos pelos bancos, por celebridades, organiza��es de caridade ou universidades "respondiam a pedidos pontuais de retirada por parte de alguns outros investidores, mas os fundos eram tamb�m utilizados para a aquisi��o de bens destinados a Madoff, aos membros de sua fam�lia e a seus s�cios", segundo documentos publicados na ter�a-feira.

"Agora, a quest�o � saber se ele poderia ter feito tudo isso sozinho", revelou Welling, para quem "h� certamente outras pessoas envolvidas".

Bernard Madoff admite culpa, se diz desolado e vai para a cadeia.

Bernard Madoff teve a pris�o decretada e sua condena��o ser� pronunciada em 16 de junho.


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir