Categoria Economia  Noticia Atualizada em 13-03-2009

Crise afeta oito em cada dez empresas brasileiras
Das empresas afetadas, 54% demitiram ou suspenderam contratos.
Crise afeta oito em cada dez empresas brasileiras
Foto: G1

Alexandro Martello

Pesquisa realizada pela Confedera��o Nacional da Ind�stria (CNI) entre 4 e 11 de mar�o, com 431 empresas de 24 estados do pa�s e 30 setores industriais, revela que oito em cada dez companhias se disseram impactadas pela crise financeira internacional, que se agravou de meados de setembro de 2008 em diante.

Segundo a pesquisa, 83% dos entrevistados responderam que a crise est� afetando seus neg�cios no primeiro trimestre deste ano. Deste universo de empresas que se disseram impactadas pela crise, 54% informaram que adotaram alguma medida relativa aos contratos de trabalho de seus funcion�rios, como suspens�o de servi�os terceirizados ou demiss�es.

Novas a��es

Ao mesmo tempo, 36% dos consultados tamb�m informaram que planejam demiss�es ou suspens�es de contratos. Outros 24% disseram que pretendem reduzir a jornada de trabalho, e 22% informaram que pretendem suspender contrata��es que estavam planejadas.

Cerca de 15% disseram que pretendem adotar o banco de horas, e 14% pretendem conceder f�rias coletivas. Somente 13% pretendem contratar novos empregados. Para Fl�vio Castelo Branco, economista da CNI, isso mostra que "grande parte" do ajuste no emprego industrial j� foi feito.

J� para Armando Monteiro Neto, presidente da entidade, a percep��o da crise est� sendo cada vez mais "ampliada". "As empresas est�o avaliando seus neg�cios com mais pessimismo. Vamos ter queda do emprego industrial neste ano. Aquela teoria do descolamento, de que a economia brasileira teria um desempenho diferente, est� se mostrando muito fr�gil. O mundo ficou pior e o Brasil ficou pior tamb�m. O pa�s vai crescer menos e poder� ter at� um crescimento pr�ximo de zero neste ano", avaliou ele.

Primeiro trimestre

Para 79% dos empres�rios consultados, os impactos da crise financeira sobre toda a economia brasileira tamb�m se tornaram mais intensos nos tr�s primeiros meses deste ano. Monteiro Neto, presidente da CNI, informou que a ind�stria ter� um desempenho certamente negativo no primeiro trimestre deste ano, mas na compara��o com o mesmo per�odo de 2008.

"Confiamos que haja alguma recupera��o, ainda que t�nue, ao longo do ano. O Brasil pode reduzir bastante a taxa de juros, coisa que os outros pa�ses n�o t�m [porque j� fizeram]", disse ele.

Dura��o da crise

A CNI informou ainda que somente 31% dos empres�rios consultados disseram acreditar que a crise ter� fim ainda em 2009. Para 35% dos entrevistados, a crise ser� superada em 2010 e outros 12% acreditam que ela s� terminar� ap�s 2010.

"Apesar de a expectativa de a dura��o da crise ainda ser um pouco mais longa, n�o h� percep��o de aprofundamento das dificuldades. Resultados um pouco mais positivos devem ser registrados no segundo semestre", disse Castelo Branco.

Medidas do governo

Para 54% dos empres�rios ouvidos pela CNI, as medidas adotadas pelo governo federal para combater a escassez e o encarecimento do cr�dito, ambos resultados da crise financeira internacional, est�o surtindo efeito, mas de "forma moderada." Outros 40%, por sua vez, avaliaram que as medidas n�o est�o sendo efetivas.

Para 63% dos entrevistados, o governo deveria atuar por meio da redu��o de tributos para combater os efeitos da crise financeira na economia. Para 51% dos ouvidos, deveria haver uma redu��o dos juros e do spread banc�rio, enquanto que outros 30% pedem aumento da oferta de linhas de empr�stimo para capital de giro. Para 19%, � importante ampliar o prazo de recolhimento de tributos.

Crise afeta oito em cada dez empresas brasileiras, diz pesquisa da CNI
Das empresas afetadas, 54% demitiram ou suspenderam contratos.
S� 1/3 dos empres�rios acredita na supera��o da crise em 2009.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir