Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 14-03-2009

NíO ESPERE DE MIM AUTO-AJUDA!
Denunciar vai adiantar?...
NíO ESPERE DE MIM AUTO-AJUDA!

Por Luciana Maximo

Denunciar vai adiantar? Que tal se tornarmos todos ‘surdos, mudos e cegos’ para tudo que é nojento na sociedade? Ou que tal acharmos normal a roubalheira que fazem por ai? Os desvios de verba, os crimes de improbidades, as licitações fraudulentas? Acharmos normal a violência, a morte estúpida causada por uma bala perdida, ou um alvo certo, achar certo também um padrasto estuprar e engravidar a enteada? Devemos aceitar de cabeça baixa nossos impostos passeando no bolso deles e enquanto isso, o desemprego, a fome, a miséria, a péssima educação, a saúde pública em decadência, as carceragens lotadas e o crack destruindo geral a família brasileira?

Ora ora, tem gente que acha normal tudo isso. O pior é que são pessoas que ministram palavras para rebanhos enormes e com poder de persuasão quem diz isso.

Recentemente, (10/03) numa escola pública para duas turmas de EJA – Educação de Jovens e Adultos fui conversar com os estudantes (adultos) sobre a poesia marginal. Sobre Rabo de Olho - O livro dito por ai como proibido, sujo, ou imoral, ou, poço de obscenidade. Engraçado é o que o livro é que é tudo isso e não as personagens satirizadas na obra irreverente. Isso me faz refletir. Eu sou imoral? Eu sou suja? Eu escrevo putarias, eu condeno pessoas limpas, eu jogo o nome de autoridades na lama? Eu sou mesmo maldita?
Então, no final do bate papo, um aluno me perguntara aonde desejo chegar escrevendo essas coisas, se eu não vou mudar minha linha, se não vou padecer poetizando assim. Ainda me diz que o livro causa interesse por falar essas coisas, ou seja, falar de sexo, de corrupção, de maus tratos, de abuso, mas que em nada soma. Eu rebato, não escrevi livro para ficar na prateleira com a capa limpa e intacto.

Um outro me pergunta por que escolhi ser assim. Disse que não tivera uma infância ruim e que Freud é quem deveria explicar, ou o espiritismo. Ri, e disse que devo ser uma reencarnação de Lima Barreto. Porque se expliquei no inicio que escrevi o primeiro texto após a morte da minha irmã, em uma UTI porque houve um blecaute de energia e aquela UTI não tinha gerador, perguntas inválidas. Ora, se disse que não consegui digerir ver um policial espancar e fazer o acusado urinar no chão e beber o próprio mijo, se disse que um, apenas um, na minha cidade, pastor, que tinha conhecimento, tinha hábitos de fazer sexo com garotos de programa e que este servo pagava na igreja após o dizimo, poxa, ainda justifiquei afirmando que literatura tem de propor reflexões e questionamentos, senão é mero folhetim. Já que o texto jornalístico só propõe informar, noticiar. A poesia não _ quer divertir, satirizar, promover consciência critica, discutir problemas circundantes a nossa realidade. Ou então Machado de Assis teria se equivocado com Memórias Póstumas de Brás Cubas, Gil Vicente, Aluízio de Azevedo, Nelson Rodrigues, Lima Barreto, Augusto dos Anjos, e o Cobrador então de Rubem Fonseca?

É lamentável que heróis tenham de morrer para receber homenagens. É lamentável que o preço que esta articulista, marginal paga é alto a ponto de ficar de fora das oportunidades profissionais. Todo mundo tem medo. Quem tem medo de Rabo de Olho? Quem não contrata a Luciana para um trabalho? Será que são pessoas integras? Como educadora já me conhecem, como repórter também, como promoter, ou como vendedora, confeiteira... Mas, ouço de uma autoridade com poder de persuasão que talvez o mais indicado, seja me calar, e, mudar minha linha de raciocínio e parar de denunciar a sujeira social.

Estou pensando seriamente em fazer livros de auto-ajuda disse a ele – claro, com ironia. Teria muitos doentes para vender, afinal de contas nossa sociedade tão integra, sempre vai me mandar um leitor problemático: depressivo, ‘cego, mudo, surdo’ e cabestreado para me comprar um livro.

Meu senhor ALUNO e meus queridos preciosos leitores, lamento muito, eu concordo com as coisas que meu pai dizia serem erradas. Eu detesto corrupção, não sou a favor de infidelidade, não acho que vale a pena tudo para satisfazer nossos interesses pessoais.

Eu não gosto de mandinga e nem de macumba para atrasar a vida de ninguém, e não sou a favor de bajulação para ganhar migalhas. Eu gosto é de escrever e não suporto hipocrisia. Se eu terei leitores, eu não sei, mas que não vou parar, não vou. E devo ressaltar, a essas pessoas, o próximo livro é ainda mais polêmico que Rabo de Olho. Estou pensando e um título bem mais excitante, tipo, O SEU RABO SOCIEDADE ESTÁ A MOSTRA – CUIDADO!
Devíamos ensinar nossos filhos o que é certo, o que é imoral e nesse quesito, se associariam, omissão, covardia, mentira, traição, falsidade, roubo/furto, assassinato, tráfico entre outros que fazem os ditos moralistas que tem rabo preso.


Fonte: O Autor
 
Por:  Luciana Maximo    |      Imprimir