Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 17-03-2009

LAGOA DO MEIO PEDE SOCORRO
Uma das lagoas mais agredida em nosso município é a Lagoa do Meio.
LAGOA DO MEIO PEDE SOCORRO
Lagoa do Meio
Foto: José Rubens Brumana

Uma das lagoas mais agredida em nosso município é a Lagoa do Meio. Cercada de casas, foi tratada ao longo do tempo como um depósito de lixo e esgoto. Também serviu como moeda de troca para políticos ofertar terrenos nas suas margens. Tive o privilégio de navegar em suas águas e dela para cá a lâmina dágua que existia foi tomada por algas. Muitos moradores aumentaram seus quintais usando os entulhos jogados ao longo de todas as administrações. Sua capacidade de armazenar água é heróica, visto que uma drenagem foi realizada para verter seu leito.

Na saída da Barra do Itapemirim, podemos presenciar esse crime ecológico. Mas "Ela" sempre resiste e destrói o asfalto. Torço por ti.

Sobre a Lagoa do Meio e o envolvimento com os que desejam uma Marataízes com uma bela área de lazer, urbanizada, com pedalinhos e iluminação em sua volta não existe, devido o desaparecimento dela aos olhos da população. Todos que passam de carro são impedidos de observar seu contorno. Fizeram um cinturão de concreto em sua extensão para tampar essa maldade coletiva.

Vamos salvar a Lagoa do Meio, abraça - lá como um filho e dizer que desejamos que viva, que não desapareça da Terra.

Ministério Público, por favor, essa lagoa clama por socorro. Prefeitura pare de jogar caminhões de entulho e lixo e fiscalize quem joga. População, intelectuais, universitários, ecologistas saiam do casulo.

Já perdemos a Lagoa Dantas e muitas estão no mesmo caminho. Marataízes tem seu nome devido essas lagoas. Cuidar da única lagoa urbana do sul do Estado é resgatar para a população um espaço de lazer, um atrativo turístico e recuperar a lagoa do Meio que teima bravamente em se entregar aos seus agressores são um ato de amor e cidadania.


    Fonte: O Autor
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir