Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 18-03-2009

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SUSTENTÁVEL PESSOAL
O título deste artigo é um pouco maior que o normal, e deve ter deixado muitos leitores curiosos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SUSTENTÁVEL PESSOAL
Foto: www.ramonbarros.wordpress.com

O título deste artigo é um pouco maior que o normal, e deve ter deixado muitos leitores curiosos, afinal estamos acostumados a ouvir o termo planejamento estratégico apenas nas corporações. Mas se pensarmos profundamente sobre o que desejamos, quais nossos valores, como estamos nos empenhando e o que nos motiva, entenderemos claramente a importância deste plano de vôo em nossas vidas.

É preciso deixar bem claro que este plano deve ser revisto a cada período. Precisamos aperfeiçoar as estratégias, mesmo que este planejamento seja por um período curto de tempo. Não podemos jamais abrir mão deste mapa da mina, que nos dará norte em cada passo.

Vamos a partir de agora planejar nossa vida e pautá-la nos mais sérios valores, nos princípios de ética e respeito mútuo e nos direitos e deveres civis. Para tanto desenvolva sua Missão: as famosas perguntas "quem somos" de "onde viemos", etc... podem lhe ajudar a criar esta base. Quais nossas origens, o que nos foi passado por nossos pais, nossa família, em que esse núcleo se norteia. Em seguida qual o nosso papel nesta vida e onde pretendemos chegar, sem ferir nossos princípios e valores e em quanto tempo pretendemos obter estes resultados. Para se definir a Missão individual é preciso ter em mente o que está faltando em nossa vida para que possamos nos sentir realizados nos campos profissional e pessoal?

Pense também nos projetos que sempre adiamos com a desculpa de falta de recursos. Esse fantasma se instala de tal forma em nosso pensamento que nos impede de ver as possibilidades de realizar estes sonhos mesmo sem dinheiro.

O que você deseja aprender? Onde pretende conhecer? Para onde sonha viajar? Busque então esses objetivos, corra os riscos, pague para ver, desafie seu próprio destino. Imagine se você tivesse apenas poucos meses de vida: a reflexão sobre a importância de cada momento e a motivação para realizar várias coisas pendentes muda, não é? Um dos grandes vilões de nossa vida moderna, passa a ser a vítima: o tempo: e começamos a desvendar os fantasmas que falamos a pouco.

Agora é o momento de estabelecer seus Valores: aprendemos com nossa família, regras que vão nos balizar durante toda a vida. Alguns valores nos esquecemos outros adaptamos à evolução, ao ambiente, às crenças e ao grau de frustração que você detectar quando buscar sua missão nesta vida. É mais fácil alimentar nosso ego e fazer de conta que nada está acontecendo lá fora, do que mudar velhos hábitos e quebrar paradigmas. Vencer barreiras é um dos mais nobres dons do ser humano. Os valores terão a prioridade de seu caráter: uma personalidade mais voltada para o lado humano colocará as ações sociais em primeiro lugar. Por outro lado, indivíduos com características mais racionais listarão suas metas materiais e farão desses pontos a busca diária.

Trabalharemos agora a Visão: o que esperamos e acreditamos para nosso futuro? Qual a projeção que fazemos para nossas vidas e o que realmente acreditamos materializar com nosso esforço. Pense como poderíamos ter mudado o curso de nossa vida se tivéssemos a maturidade de hoje, a cerca de 10 anos. Como teríamos agido em um momento de paixão, durante um exame final na escola, respondendo aquela proposta de trabalho fora do país e até mesmo as escolhas que fizemos para nossas vidas. Imagine-se com mais 10 anos do que tem atualmente: quais as experiências que gostaria de dividir com seus amigos? Quais gostaria de relembrar? O que você sentiria vergonha? O que lhe traria orgulho?

Determinado Missão, Valores e Visão, vamos agora inserir esta nossa base no meio em que vivemos vamos ousar dentro do conceito 4Ps, desenvolvido por Jerome McCarthy, na década de 60.

Mesmo que não sejamos adeptos de nenhum partido, todos nós exercemos política em nossas vidas. A política, baseada na moral é parte do relacionamento humano. Essa postura é bem recebida em sociedade e constrói uma imagem pública positiva.

O foco é outra ferramenta indispensável para nosso planejamento estratégico pessoal. Sem ele ficamos à deriva, ao sabor do vento e praticamente sem identidade. São os famosos "patos", aquelas pessoas que fazem de tudo, mas acabam fazendo mais ou menos cada coisa, por não terem foco, mantendo assim a evolução e qualidade crescente. Lançar várias flechas não é garantia de acertar o alvo. Nem muitos alvos são seguros, pois vão confundir o arqueiro. O foco é programado levando-se em conta a Missão, Valores e Visão que estabelecemos para nossas vidas.

O foco certo, amparado pela visão, missão e valores vai nos direcionar durante a carreira pretendida, sem as tentações de ganhos financeiros, status, poder, apenas como motivações para nosso dia a dia. O foco, revisitado a cada passo, nos mantém persistentes em atingir as metas pré estabelecidas. É o equilíbrio, é a filosofia, a determinação e caminho que reinarão em nossas vidas, através de um planejamento estratégico.

No próximo artigo, falaremos mais sobre este planejamento estratégico pessoal.

Confira meu site: www.ramonbarros.wordpress.com

Fonte: O Autor
 
Por:  Ramon Barros    |      Imprimir