Categoria Autom�veis  Noticia Atualizada em 19-03-2009

Lula sanciona a lei que obriga o duplo airbag frontal nos carros
A medida vale tamb�m para importados zero quil�metro.
Lula sanciona a lei que obriga o duplo airbag frontal nos carros
Foto: G1

O presidente Luiz In�cio Lula da Silva sancionou a lei que torna obrigat�rio o airbag frontal para motorista e passageiro em carros novos. A medida, que foi publicada nesta quinta-feira (19) no Di�rio Oficial da Na��o, vale tamb�m para importados zero quil�metro. A inclus�o do equipamento de prote��o seguir� um cronograma de adapta��o a ser definido pelo Conselho Nacional de Tr�nsito, que dever� obrigar o item em todos os carros a partir de 2014. Como mostra o v�deo ao lado, a C�mara dos Deputados j� havia aprovado o projeto no dia 18 de fevereiro.

O pre�o do equipamento vai variar conforme o modelo do ve�culo, mas a instala��o de um airbag hoje, sem produ��o em grande escala, custa aproximadamente R$ 2 mil. Esse valor pode cair por causa da obrigatoriedade.

Para os defensores da lei, a seguran�a compensa o custo adicional. No v�deo ao lado � poss�vel ver o que acontece com o condutor quando o impacto da batida n�o � amortecido pelo airbag.

A partir de 2014
Caber� ao Conselho Nacional de Tr�nsito (Contran) regulamentar as especifica��es t�cnicas e o cronograma de implanta��o, mas cinco anos ap�s a resolu��o do Contran todos os autom�veis novos dever�o ter o airbag como item de s�rie.

Pelo texto aprovado, ser� dado um prazo de cinco anos, ap�s a regulamenta��o do Contran, para que todas os carros novos fabricados no Brasil, exceto os destinados � exporta��o, tenham o airbag como item obrigat�rio.

No primeiro ano da regulamenta��o, no entanto, j� poder� ser exigido que projetos novos de ve�culos tenham o airbag como item de s�rie e n�o mais como opcional. N�o h� na lei prazo para o Contran realizar a regulamenta��o.

Lula sanciona a lei que obriga o duplo airbag frontal nos carros
A medida vale tamb�m para importados zero quil�metro.
A partir de 2014, todos os carros dever�o sair de f�brica com o item.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir