Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-03-2009

Rogério destaca papel dos prefeitos no combate à dengue
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu na manhã desta quinta-feira, 19, prefeitos sergipanos
Rogério destaca papel dos prefeitos no combate à dengue

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu na manhã desta quinta-feira, 19, prefeitos sergipanos, no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE). Na pauta, a necessidade de manter o trabalho de combate à dengue de forma intensiva até, pelo menos, o início de maio, quando o risco epidemiológico começa a diminuir, devido à redução das chuvas esporádicas típicas desse período. "Até lá, é preciso manter diariamente os agentes de endemias nas ruas e reforçar as atividades de mobilização popular", enfatizou Rogério.

Para ele, a dengue é fruto da desmobilização nas diversas esferas da sociedade, pois quando os governos não se movimentam e a população se comporta da mesma forma, o mosquito encontra espaço para se desenvolver, já que tem a seu favor outras duas variáveis: condições climáticas e suscetibilidade das pessoas com relação ao vírus da dengue. "Se durante um ano, o combate aos criadouros do Aedes aegypti é efetivo, quando chega nessa época de maior risco, a possibilidade de eclosão do mosquito é bem menor, daí a importância de todos estarem mobilizados", reforçou o secretário.

E nesse contexto, avaliou Rogério, uma figura pública tem papel fundamental. Trata-se dos chefes do Poder Executivo de cada município, que, enquanto líderes de comunidades inteiras, são capazes de sensibilizar as pessoas em torno de uma causa

"O secretário de Estado da Saúde não exagera quando afirma que nós prefeitos temos um papel primordial, pois somos diretamente os responsáveis pelas ações de relevância pública e temos a nossa disposição o poder da comunicação", considerou Carlos Augusto Ferreira, prefeito de Brejo Grande, localizado na região do Baixo São Francisco a 137 quilômetros da capital.

Rogério destaca papel dos prefeitos no combate à dengue
Secretário de Saúde pediu mobilização dos chefes do executivo municipal


Fonte: http://www.infonet.com.br
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir