Categoria Economia  Noticia Atualizada em 19-03-2009

Mais de 31 mil famílias baianas deixam de receber Bolsa Família
A cada cancelamento, uma nova família cadastrada que se enquadra no critério é incluída no Bolsa Família
Mais de 31 mil famílias baianas deixam de receber Bolsa Família
Foto: http://www.amparo.sp.gov.br/noticias/agencia/2005/nove

Mais de 31 mil famílias baianas, mais exatamente 31.569, foram descadastradas do Programa Saúde da Família pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), entre outubro de 2008 e fevereiro de 2009 e não mais receberão o auxílio do governo. No Brasil todo, mais de 400 mil benefícios foram cancelados. Em São Paulo, mais de cem mil famílias perderam o benefício. Segundo informações do órgão, o corte do benefício aconteceu devido à falta de atualização de dados cadastrais.

A exclusão de beneficiários ocorreu depois que a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do MDS identificou inconsistência na renda declarada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com a informada na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2006, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A comparação entre as duas bases de dados apontou evidências de que a renda de 622.476 beneficiários estava acima do perfil do programa. Eles tiveram os benefícios bloqueados em setembro de 2008. Os municípios e as famílias envolvidas com a ação - que incluiu ainda a população atendida pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) - tiveram prazo até dezembro para atualizar o cadastro e mostrar aquelas que, de fato, atendiam ao critério do Bolsa Família: renda mensal per capita de até R$ 120.

A cada cancelamento, uma nova família cadastrada que se enquadra no critério é incluída no Bolsa Família. Para começar a receber o benefício em março, por exemplo, foram selecionadas 208 mil famílias.

Mais de 31 mil famílias baianas deixam de receber Bolsa Família



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir