Categoria Concursos  Noticia Atualizada em 20-03-2009

Concursos garantidos pelo governo federal somam mais de 6 mil vagas
Editais de concursos com vagas efetivas devem sair nos pr�ximos meses.
Concursos garantidos pelo governo federal somam mais de 6 mil vagas
Foto: G1

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou nesta quinta-feira (19) que os concursos p�blicos j� autorizados para este ano ser�o mantidos. Os demais, previstos mas ainda n�o aprovados, ser�o negociados com os minist�rios caso a caso.

Nesta categoria ainda n�o confirmada est�o sele��es como as da Pol�cia Federal e da Receita Federal, que estavam previstas para este ano, mas que ainda aguardam autoriza��o do Planejamento.

Entretanto, os concursos federais j� autorizados pelo Minist�rio do Planejamento para vagas efetivas no governo federal, e cujos editais devem ser publicados nos pr�ximos meses, somam mais de 6,1 mil vagas.

De acordo com Bernardo, mesmo com a manuten��o dos j� autorizados, haver� atraso na abertura dos concursos e na posse dos aprovados. Pela lei, a partir da aprova��o por meio de portaria no "Di�rio Oficial da Uni�o", o prazo para publica��o do edital � de, no m�ximo, seis meses.

O �rg�o com maior n�mero de vagas efetivas autorizadas � o Minist�rio da Educa��o, com 4.116. Destes, 3,8 mil vagas s�o para universidades federais ou institutos tecnol�gicos.

Segundo o minist�rio, cada institui��o � respons�vel pela publica��o dos editais.

Terceirizados

Do total de vagas autorizadas, 1.599 s�o para substituir terceirizados nos seguintes minist�rios: Planejamento (287 vagas), Educa��o (290 vagas), Integra��o Nacional (293 vagas), Justi�a (450 vagas) e Agricultura, Pecu�ria e Abastecimento (279 vagas).

Outras 3.259 vagas que substituir�o terceirizados dever�o ser preenchidas este ano - mas elas ainda n�o foram autorizadas e os nomes dos minist�rios para os quais ser�o abertos concursos n�o foram informados pelo Minist�rio do Planejamento.

A substitui��o dos terceirizados por funcion�rios efetivos est� sendo feita ap�s compromisso firmado em 2007 entre o Minist�rio P�blico do Trabalho e o Minist�rio do Planejamento.

De acordo com o Minist�rio do Planejamento, as substitui��es dos terceirizados s�o referentes � administra��o direta, e n�o incluem casos de autarquias e funda��es, por exemplo, que s�o da administra��o indireta.

Vagas tempor�rias

Al�m dos concursos para vagas efetivas, outros cinco processos seletivos preveem 241,8 mil vagas tempor�rias. Desses cargos, a grande maioria - 238 mil - � para atuar no censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat�stica (IBGE) em 2010. Outras 221 vagas s�o divididas entre dois minist�rios e uma secretaria.

Concursos garantidos pelo governo federal somam mais de 6 mil vagas
Editais de concursos com vagas efetivas devem sair nos pr�ximos meses.
Ministro do Planejamento diz que governo garante apenas os autorizados.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir