Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-03-2009

Bolsas da Ásia caem por realização de lucros
A maioria das bolsas na Ásia fechou em queda nesta sexta-feira, refletindo as perdas observadas na véspera em Wall Street
Bolsas da Ásia caem por realização de lucros
Foto: www.g1.com.br

Bolsas da Ásia caem por realização de lucros
SíO PAULO, 20 de março de 2009 - A maioria das bolsas na Ásia fechou em queda nesta sexta-feira, refletindo as perdas observadas na véspera em Wall Street. Os investidores aproveitaram para realizar lucros após cinco sessões de altas consecutivas. O destaque ficou para as ações dos setores bancário e de tecnologia, os mais afetados nos pregões.

O índice MSCI Ásia-Pacífico, que reúne os principais mercados da região com exceção do Japão, caiu 1% durante a madrugada. O volume de negócios no continente foi reduzido, já que a Bolsa de Tóquio não operou hoje por conta do feriado local.

No acumulado da semana, o MSCI Ásia-Pacífico registrou desempenho positivo, impulsionado pela decisão do Banco do Japão (BoJ, central) e do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) de comprar bônus do governo para elevar o capital das instituições financeiras. No mês, a alta é superior a 9%.

Entre os principais mercados da Ásia, o índice Kospi de Seul avançou 0,78%, para 1.170,94 pontos. Na China, o Xangai Composto apresentou ganho de 0,68%, para 2.281,09 pontos. Os mercados na Tailândia, Indonésia, Cingapura, Malásia e Filipinas também fecharam no azul.

Na contramão, Taiwan, Austrália e Nova Zelândia terminaram o dia no vermelho. Em Hong Kong, o referencial Hang Seng caiu 2,26%, para 12.833,51 pontos, com os investidores temerosos diante da divulgação de resultados corporativos.

A Alibaba.com, operadora do maior site de vendas da China, fechou o ano de 2008 com lucro líquido de US$ 175,7 milhões, 25% superior ao do ano anterior. Apesar disso, o ganho foi inferior ao estimado pelo analistas e as ações da companhia despencaram 12,43% em Hong Kong. O Citigroup ainda rebaixou a recomendação da empresa de "manter" para "vender".

Já os papéis do Shenzhen Development Bank (SDB), instituição financeira controlada pela firma de private equity norte-americana TPG Capital, fecharam a semana com baixa de 2,91% em Xangai. O banco reportou hoje uma queda de 77% no lucro líquido de 2008, embora tenha afirmado que seus resultados foram positivos nos dois primeiros meses deste ano.

Na próxima semana, os mercados da Ásia deverão repercutir a notícia de que o Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para baixo sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão em 2009. O organismo prevê que a segunda maior economia do mundo deve contrair 5,8%, ao invés dos 2,6% previstos em janeiro.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir