Categoria Policia  Noticia Atualizada em 21-03-2009

Autoridades austríacas planeiam comprar casa de Fritzl
A casa de Fritzl, em Amstetten
Autoridades austríacas planeiam comprar casa de Fritzl
Foto: Dominic Ebenbichler/Reuters

As autoridades austríacas anunciou que planeia comprar a casa de Josef Fritzl, um dia após a leitura da sentença que condenou a prisão perpétua o homem que prendeu e violou a filha durante 24 anos e matou um dos filhos nascidos dessa relação incestuosa.

A sentença: prisão perpétua", escreveu hoje o diário austríaco mais vendido, o Kronen Zeitung. "Prisão até à morte", lia-se no Oesterreich, outro jornal. Os cerca de 200 jornalistas que acompanharam o julgamento de Josef Fritzl, condenado a prisão perpétua por ter fechado a filha numa cave e a violado durante 24 anos, começaram a deixar a Áustria. As pessoas de Amstetten "querem agora viver em paz", disse o presidente da câmara, Herbert Karzengruber. As autoridades deverão comprar a casa de Fritzl para evitar que se torne num local de turismo.

Com o fim do julgamento de Josef Fritzl, a pacata cidade de Amstetten, a cerca de 100 quilómetros de Viena, deverá voltar à normalidade. "Mas isto não terminou e vai durar por muito tempo. Penso que está agora a começar. Vai haver viagens de autocarro à casa de Fritzl", dizia hoje um habitante de Amstetten, citado AFP. A agência francesa sublinhava ainda que, apesar de o julgamento ter terminado, várias perguntas ficaram por responder: "Por que é que não houve um inquérito após o desaparecimento de Elisabeth Fritzl aos 18 anos, supostamente para se juntar a uma seita? Como é que Josef Fritzl pôde adoptar com a mulher, por três vezes, os bebés deixados à porta sem que houvesse um inquérito sobre a sua origem? Por que é que os serviços sociais nunca procuraram saber quem era o pai das crianças antes de atribuir a guarda aos avós?"

Um teste de ADN teria permitido saber que as três crianças deixadas à porta dos Fritzl com um bilhete de Elisabeth, a pedir aos pais que cuidassem delas, eram filhas do próprio Josef Fritzl e tinham nascido das constantes violações. Tal como outras três crianças que ficaram fechadas na cave com Elisabeth Fritzl e de um bebé que morreu pouco depois do parto, e cuja morte levou a que Fritzl fosse condenado por homicídio, por não ter procurado ajuda médica.

Apesar dos crimes cometidos por Fritzl, não foi planeada uma investigação para averiguar as falhas da polícia e dos serviços sociais, ou novas leis relacionadas com as agressões sexuais, sublinhou o Times de Londres. Em Amstetten, as autoridades austríacas deverão comprar a casa onde os Fritzl viveram e Elisabeth esteve enclausurada. "O destino da casa ainda não foi decidido. Mas estamos determinados a que, aconteça o que acontecer, ela não se torne num negócio em que sejam feitas visitas guiadas à cela", disse um porta-voz da autarquia ao Daily Telegraph. Como Fritzl já tinha declarado falência por dívidas superiores a três milhões de euros, os credores deverão agora apelar a que a casa seja vendida para receberem parte do dinheiro.

Fritzl está detido na prisão de St. Poelten, a 60 quilómetros de Viena, mas deverá ser transferido para um estabelecimento psiquiátrico.

Autoridades austríacas planeiam comprar casa de Fritzl.
Áustria acorda aliviada mas com perguntas por responder.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir