Categoria V�rus & Cia  Noticia Atualizada em 21-03-2009

208 novos casos de dengue por dia no Estado
Cerca de 208 novos casos de dengue s�o registrados, por dia, no Esp�rito Santo
208 novos casos de dengue por dia no Estado
Foto: http://www.94fm.com.br/files/images/dengue_aedes_2.jpg

Cerca de 208 novos casos de dengue s�o registrados, por dia, no Esp�rito Santo. A doen�a j� atingiu �ndices alarmantes nos meses de janeiro e fevereiro, e, em mar�o, continua crescendo. At� o dia 8 deste m�s, a Secretaria Estadual de Sa�de (Sesa) contabilizou 13.785 notifica��es da dengue - cerca de 10 mil doentes a mais que no mesmo per�odo do ano passado, quando foram registrados 3.531 casos at� o dia 25 de mar�o.

Al�m disso, apenas cinco munic�pios capixabas concentram 60% do n�mero de notifica��es. Segundo o coordenador do Centro de Informa��es Estrat�gicas de Vigil�ncia em Sa�de (Cievs) da Sesa, Gilton Almada, os n�meros j� eram esperados, mas est�o ultrapassando a m�dia apresentada nos �ltimos sete anos.

F�rum do leitor: Que medidas voc� tem adotado para ajudar no combate � dengue na sua casa e vizinhan�a?

"Em janeiro deste ano, superamos a m�dia de dois mil casos previstos para m�s, quando alcan�amos 3.538 notifica��es. Em mar�o n�o deve ser diferente. A m�dia de 9 mil casos no m�s poder� ser ultrapassada, j� que foram mais de 3.844 registros s� nas duas primeiras semanas", diz.

Um dos reflexos dessa situa��o est� no aumento da procura por leitos nos hospitais p�blicos e particulares. O m�s de mar�o j� registra um aumento de 398% no n�mero de atendimentos realizados nos leitos da rede p�blica em rela��o ao m�s de janeiro. At� ontem, foram 203 atendimentos em mar�o, 166 em fevereiro e 51 em janeiro.

Leitos
"A Sesa est� convocando reuni�es com diretores de hospitais p�blicos, particulares e filantr�picos para aumentar a oferta de leitos em casos de suspeitas de dengue. O sistema est� sendo sobrecarregado pela demanda, mas estamos conseguindo garantir assist�ncia a todos", diz Gilton.

Munic�pios como Ponto Belo, Mucurici, Nova Ven�cia, Montanha e Baixo Guandu continuam chamando a aten��o pela alta incid�ncia de notifica��es da dengue por habitantes. S� Nova Ven�cia registrou 1.981 casos at� o dia 8 de mar�o.

Pai e filha j� sofreram com a doen�a
Quase todos os membros da fam�lia do mec�nico Ademir C�sar de Andrade, 40 anos, tiveram dengue no in�cio deste ano. Apenas a sua mulher n�o contraiu a doen�a, mas ele e as duas filhas - de 4 e 12 anos ? j� sofreram muito. Tanto que Ademir n�o se descuida dos locais que podem se tornar poss�veis focos do mosquito. No entanto, o mec�nico reclama que a vizinhan�a n�o tem a mesma preocupa��o que a dele. "Fica dif�cil a gente colocar a culpa em algu�m, porque a gente cuida, mas n�o sabe se o vizinho faz o mesmo. A gente fala para deixar garrafa, vasilha e pneu de cabe�a para baixo, mas muitas pessoas jogam todo o lixo em um terreno baldio perto da minha casa, porque eles pensam que n�o v�o ser atingidos, mas acabam prejudicando n�o s� a si mesmos, mas aos vizinhos tamb�m", reclama.

Notificados 300 casos da forma hemorr�gica
Acompanhando a progress�o do n�mero de casos da dengue no Estado, o n�mero de registros da forma hemorr�gica tamb�m est� crescendo. Cerca de 300 notifica��es de dengue hemorr�gica foram registradas at� agora pela Secretaria Estadual de Sa�de, segundo o coordenador do Centro de Informa��es Estrat�gicas de Vigil�ncia em Sa�de (Cievs) da Sesa, Gilton Almada.

Progress�o
At� o dia 4 de dezembro de 2008, o n�mero de notifica��es da doen�a n�o ultrapassou 408 casos. O dado revela que, em menos de tr�s meses deste ano, o Estado j� registrou �ndices semelhantes ao do ano passado inteiro. As mortes causadas pela doen�a tamb�m aumentaram. S�o duas confirmadas este ano e dez ainda sob investiga��o.

"Este ano, a doen�a est� mais grave e avan�ando para outros munic�pios. Por isso, insistimos para que a popula��o esteja atenda a qualquer sintoma da doen�a e, ao primeiro sinal suspeito, procure se hidratar em casa ou nos postos de atendimento dos munic�pios", alerta Gilton.

Foco do mosquito at� em geladeira
Enfrentar a dengue est� exigindo mais aten��o da popula��o. Os focos do mosquito est�o sendo encontrados nos mais variados lugares, alguns deles inusitados. Al�m de vasos de plantas, pneus e recipientes que ficam geralmente nos quintais de casas e terrenos baldios, os ovos e larvas do Aedes aegypti tamb�m est�o sendo achados no interior das resid�ncias.

Geladeira, ar-condicionado e at� trilho de box de banheiro est�o sendo alvos do mosquito. O �ltimo Levantamento de �ndice R�pido para Aedes Aegypti (Lira), realizado de 27 a 29 de janeiro pelo Programa Municipal de Controle da Dengue, apontou que 96,8% dos focos encontrados em Vila Velha est�o dentro de casa.

O agente Ant�nio Salom�o de Lacerda alertou para o fato de que, das 6.800 resid�ncias visitadas neste per�odo, foram encontrados 222 focos do mosquito, sendo que 215 foram localizados dentro de resid�ncias; apenas sete em terrenos baldios.

"A gente encontra foco do mosquito na �rea de descongelamento da geladeira, no recipiente que recebe a �gua que cai do aparelho de ar condicionado, no ralo de algumas varandas e at� trilho da porta do box do banheiro".

Aten��o redobrada
A dona de casa Alessandra Assis Rufino, 35 anos, j� teve dengue duas vezes e, por isso, sempre foi atenta aos poss�veis focos do mosquito. No entanto, ela se surpreendeu quando agentes da dengue encontraram ovos do Aedes aegypit dentro da caixa que reserva a �gua descongelada da geladeira.

"Eu fiquei surpresa, porque n�o sabia que podia encontrar o foco do mosquito em certos locais dentro de casa. Eu sabia da exist�ncia da �gua atr�s da geladeira, mas achava que n�o ia ter ovos do mosquito no lugar, porque a �gua era quente. Agora tenho que redobrar minha aten��o em casa", disse. (Melina Mantovani)

Pessoas resistentes s�o as que mais sofrem

Pode parecer contradit�rio, mas as pessoas que t�m mais defesa no organismo podem sofrer mais com a dengue hemorr�gica. � que a produ��o de anticorpos para combater a doen�a acaba facilitando a entrada do v�rus nas c�lulas, conforme explica o infectologista Reinaldo Dietze.

"Quanto maior a briga para combater o v�rus, mais o corpo sente os impactos. � a grande produ��o de anticorpos que facilita a entrada do v�rus da dengue na c�lula", afirma, acrescentando que o o n�mero de casos de dengue hemorr�gica aumentou em fun��o da quantidade de pessoas que j� tiveram contato com o v�rus no Estado.

"Estamos h� quase 10 anos com epidemias sucessivas, a chance de mais pessoas terem a dengue hemorr�gica � muito maior", afirmou o m�dico, que pesquisa a doen�a e afirma o quarto tipo do v�rus ainda n�o foi detectado no Brasil.
Da� a import�ncia, segundo Dietze de o paciente informar ao m�dico se j� teve dengue e de n�o menosprezar os sintomas.

Duas pessoas com dengue cl�ssica tamb�m podem reagir de maneiras diferentes � doen�a. "Ainda n�o existe um marcador gen�tico para saber se a pessoa � mais propensa a ter dengue ou n�o, mas h� fatores gen�ticos que influenciam na maneira que cada um vai reagir � doen�a", esclarece. (Elisangela Bello)

Vila Velha receber� mais 90 agentes
Durante a pr�xima semana, a partir de segunda-feira, 90 agentes de Vila Velha ser�o contratados e capacitados para trabalhar no combate � dengue no munic�pio. Os novos agentes v�o substituir outros que tiveram que deixar o grupo. O preenchimento das vagas � necess�rio para atender aos padr�es de quantidade do Minist�rio da Sa�de. "Esses novos agentes vir�o para melhorar a qualidade t�cnica do trabalho. Muitos deles est�o substituindo agentes que pediram demiss�o ou faltosos", explicou o coordenador do combate � dengue em Vila Velha, Max Coelho. O treinamento acontecer� entre os dias 23 e 27, somando uma carga hor�ria de 40 horas.

208 novos casos de dengue por dia no Estado

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir