Categoria Religião  Noticia Atualizada em 22-03-2009

Papa reza missa para multidão em Angola
Bento XVI voltou a lamentar morte de jovens em tumulto no sábado. Comissão que organiza a visita papal prometeu ajudar as famílias.
Papa reza missa para multidão em Angola
Foto: G1

O Papa Bento XVI voltou neste domingo (22) a expressar seu pesar pela morte de dois jovens no dia anterior, em um tumulto quando pretendiam assistir no estádio Dois Coqueiros, de Luanda, ao encontro dos jovens angolanos com o pontífice.

O papa deu esta declaração diante de dezenas de milhares de pessoas que assistem a uma missa celebrada por ele na esplanada de Cimangola, em Luanda. Segundo agência local, a missa foi assistida por três milhões de pessoas.

"Quero começar esta eucaristia com um pronunciamento particular pelos dois jovens que perderam a vida para entrar no estádio Dois Coqueiros. Eu os ponho nas mãos de Jesus para que os acolha em seu reino. Expresso minha solidariedade a seus parentes e amigos e sinto mais pesar pelo fato pelo fato de que tinham vindo me ver", afirmou o papa.

Já no sábado o papa, segundo seu porta-voz, Federico Lombardi, expressara sua "dor e desconcerto" pelo acontecimento.

Lombardi acrescentou que eles não souberam da tragédia até as 20h locais (16h de Brasília), duas horas após terminar o encontro do Pontífice com os jovens angolanos, no estádio Dois Coqueiros.

A Comissão Angolana Preparatória da visita do papa expressou seu mais "profundo pesar" às famílias das vítimas, às quais afirmou que dará "todo o apoio material e espiritual necessário".


Fim da violência


No fim da missa, Bento XVI pediu o fim da violência na região africana dos Grandes Lagos e a continuidade do "difícil processo de diálogo e negociação".

"Aqui no sul da África, rezemos à Virgem para que interceda pela paz, pela conversão dos corações e pelo fim do conflito na região dos Grandes Lagos. Que Cristo cure aqueles que sofrem, conforte os que choram e dê força a todos aqueles que levam adiante o difícil processo de diálogo, de negociação e do fim da violência", afirmou.

Bento XVI também disse que a África é um continente de esperança, mas que tem sede de justiça, de paz, de um desenvolvimento são e integral capaz de assegurar a seu povo um futuro de progresso e paz.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir