Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 22-03-2009

Faltará água se o Mundo não partilhar
Mais do que nunca, aqui em Istambul (Turquia), no 5º Fórum Mundial da Água, os mais de 20 mil participantes de todas as partes do mundo.
Faltará água se o Mundo não partilhar
Foto: http://jn.sapo.pt/

Mais do que nunca, aqui em Istambul (Turquia), no 5º Fórum Mundial da Água, os mais de 20 mil participantes de todas as partes do mundo discutem a necessidade de descentralização na gestão do uso da água. Descentralização que deve contar com uma intensa participação popular no gerenciamento de microbacias até as bacias hidrográficas transfronteiriças em que a utilização da água gera tensões e conflitos.

A água deve ser cada vez mais o agente e a causa da paz e da cordialidade entre os povos. Ser agente de saúde na forma de saneamento e no cultivo de alimentos.

Deve gerar sustentabilidade do planeta e, através dela e em seu nome, a responsabilidade de políticas públicas para o desenvolvimento, seja no transporte, na produção de energia, ou seja, no âmbito social ou ambiental, na sua maior transversalidade científico-ambiental e democrático-político.

Paralelo ao 5º Fórum Mundial da Água ocorre o encontro de parlamentares, com representantes de muitos países, com o objetivo de pressionar para a adoção de práticas e a definição de uma legislação sobre o assunto visando à águia e à paz, sensibilizando o órgão máximo, ou seja, a ONU, para adoção de um protocolo mundial, a exemplo do Protocolo de Kyoto, criado para fazer frente ao aquecimento global.

Esperamos que a Organização das Nações Unidas convoque todas os países para criar em nível mundial o Protocolo da Água.

Faltará água se o Mundo não partilhar

 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir