Categoria Autom�veis  Noticia Atualizada em 22-03-2009

Com Livina, Nissan entra no jogo
Japonesa quer ganhar competitividade com seu primeiro carro de passeio nacional, que agrada pelo conforto
Com Livina, Nissan entra no jogo
Foto: Estad�o

Apresentado oficialmente no ano passado no Brasil pelo presidente mundial do grupo Renault-Nissan, Carlos Ghosn, e uma das estrelas no Sal�o de S�o Paulo, em outubro, o Livina tem mais exclusividades no curr�culo. � venda a partir de amanh� com tabela de R$ 46.690 na vers�o mais simples, ele � o primeiro Nissan a ter tecnologia flex�vel no mundo e tamb�m o primeiro carro de passeio produzido pela marca no Pa�s.

Antes do Livina, a Nissan s� fazia picapes e utilit�rios-esportivos na f�brica de S�o Jos� dos Pinhais (PR).

Sua produ��o no Brasil foi antecipada por Autos em maio do ano passado. Na ocasi�o, avaliamos, em Portugal, um modelo com motor 1.5 (n�o dispon�vel no Brasil) e c�mbio autom�tico.

O nacional tem duas op��es: 1.6 16V da Renault, utilizado no M�gane e no Logan, mas com a pot�ncia reduzida para 108 cv (�lcool) devido � posi��o no cofre, e 1.8 16V "caseiro". Este � o mesmo do mexicano Tiida, mas com 126 cv com �lcool (o do hatch, s� a gasolina, gera 124 cv).

O propulsor menor � oferecido apenas com c�mbio manual. E o maior, com a caixa autom�tica de quatro marchas. Para ambos h� op��o de acabamento SL, mais sofisticada.

Ao volante o Livina agradou tanto quanto o que � vendido na �sia e �frica. A suspens�o � um de seus destaques. � macia o bastante para dar conforto e precisa em curvas. Ali�s, ele tem mais esp�rito esportivo que os rivais Honda Fit, Chevrolet Meriva e Fiat Idea.

O motor 1.8 16V lhe d� desempenho convincente, ajudado pelo c�mbio, cujas trocas pouco se sentem. O de menor cilindrada tamb�m convence, mostrando-se esperto no tr�nsito urbano.

Outro destaque � o espa�o interno. Gra�as ao entre-eixos de 2,60 metros (a plataforma � a mesma do Renault Logan), acomoda bem os passageiros. O �ngulo de abertura das portas traseiras ajuda no acesso ao habit�culo. Mas os bancos dianteiros poderiam ser melhores.

H� farta aplica��o de pl�stico no interior, mas n�o se veem rebarbas nos encaixes. Chama a aten��o o bocal de abastecimento do tanque auxiliar de partida a frio, pr�ximo ao para-brisa - local de f�cil acesso, que dispensa a abertura do cap�.

Com Livina, Nissan entra no jogo


 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir