Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 22-03-2009

VAMOS CONSTRUIR CULTURA
Não basta ir ao teatro ou ao cinema e bater palmas ao fim da apresentação para incentivar a cultura...
VAMOS CONSTRUIR CULTURA

Não basta ir ao teatro ou ao cinema e bater palmas ao fim da apresentação para incentivar a cultura. É comum ver nas cidades, principalmente no Interior, a falta de casas de espetáculos, porém, nas altas temporadas se multiplicam shows musicais, o que é muito bom para o comércio local, além de agradar os turistas, mas, por que os governos não valorizam mais o artista local noutras épocas do ano?

Os valores praticados por diversas prefeituras país afora em determinadas datas para custear shows nacionais é bastante expressivo. Enquanto tais cifras elevam ainda mais o artista de renome, a prata da casa é ignorada, mesmo que, com aptidão tamanha, nada deixando a desejar.

Grande parte dos municípios brasileiros produz sua própria cultura. Bom exemplo de apoio e incentivo à cultura local esta no Município de Itapemirim. A cidade sedia um dos maiores eventos do gênero musical do Brasil, que é o Confabani, que este ano esta na 4ª posição do ranking nacional e em primeiro lugar no Espírito Santo.

Comunidade e poder público se unem para realizar este concurso, que é nacional de fanfarras e bandas de Itapemirim. Nos seus dois dias de realização Itapemirim recebe, somente em sua sede, aproximadamente dez mil pessoas que vêm assistir a este espetáculo de danças, musica, figurino, de arte.

Mas não pára por aí. O Poder Executivo local incentiva a produção cultural criando leis, como é o caso do Confabani, dos jongos mirim e adulto, do Projeto "Passeio na Praça". Claro, é preciso bem que isso, no entanto, é o início, uma nova visão. O resultado não poderia ser diferente. A população se sensibiliza e participa. Assim se constrói cultura. Ao passo que iniciativa pública e privada dão o pontapé inicial, os moradores devem participar cobrando mais ações através dos Conselhos, devem participar prestigiando os eventos, sugerindo, criticando, elogiando, opinando.

Esta região maratimba é culturalmente rica, então, por que não explorar sua produção cultural? O casario, as praias e suas conchas que podem ser utilizadas no artesanato, a musicalidade, a literatura, prédios históricos que podem ser restaurados e transformados em museus para exposição permanente de fotografias do bélico, do lúdico, da memória.

Crise se combate com criatividade. As diversas formas de expressão cultural constituem uma das principais riquezas do Brasil. O vasto impacto social da cultura não se resume à esfera da identidade. As manifestações culturais têm também uma dimensão econômica que constitui um novo pilar para o desenvolvimento do país.

A economia da Cultura pode ser a saída, pode ser explorada estrategicamente. Suas atividades culturais são dinâmicas. Além de crescente geração de renda e emprego, tem um forte impacto na formação do capital humano das sociedades.


    Fonte: O Autor
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir