Categoria Religião  Noticia Atualizada em 22-03-2009

ACABAR COM AS GUERRAS NA ÁFRICA PARA DAR ESPERANÇA
Pede Papa ao celebrar a missa junto a mais de um milhão de pessoas
ACABAR COM AS GUERRAS NA ÁFRICA PARA DAR ESPERANÇA
Foto: MidiaCon

LUANDA, domingo, 22 de março de 2009 (ZENIT.org).- Bento XVI lançou um apelo a acabar com as guerras que sangram o continente africano para dar esperança a seus filhos, durante a missa que celebrou neste domingo, em Luanda, junto a mais de um milhão de pessoas.

Aos fiéis procedentes de toda nação angolana, uniram-se na explanada de Cimangola os bispos da Assembleia Inter-regional da África Austral, que reúne as conferências episcopais de Angola e São Tomé, Botsuana, África do Sul e Suazilândia, Lesoto, Moçambique, Namíbia e Zimbábue.

Um dia antes de concluir sua primeira viagem apostólica à África, o Papa quis que esta fosse uma jornada de oração e de sacrifício pela reconciliação nacional, neste país que esteve em guerra até 2002, durante quase trinta anos.

«A guerra pode destruir tudo o que tem valor (cf.2 Cr 36, 19): famílias, comunidades inteiras, o fruto das canseiras humanas, as esperanças que guiam e sustentam a sua vida e o seu trabalho», advertiu o Santo Padre, que teve de enfrentar um tremendo calor.

«Uma experiência demasiado familiar a toda a África: a força destrutiva da guerra civil, a queda na voragem do ódio e da vingança, a delapidação dos esforços de gerações de gente boa».
Inspirando-se nas passagens bíblicas da liturgia desse domingo da Quaresma, o Papa constatou que, «quando a Palavra do Senhor – uma Palavra que visa a edificação dos indivíduos, das comunidades e da família humana inteira – é transcurada e a lei de Deus é ridicularizada, desprezada e achincalhada (cf.2 Cr 36, 16), o resultado só pode ser destruição e injustiça: a humilhação da nossa humanidade comum e a traição da nossa vocação de filhos e filhas do Pai misericordioso, irmãos e irmãs do seu dileto Filho».
O bispo de Roma assegurou que veio «à África precisamente para proclamar esta mensagem de perdão, de esperança e de uma nova vida em Cristo».

Por este motivo, acrescentou, escolhi como tema para o segundo Sínodo dos Bispos da África, que acontecerá em Roma no próximo mês de outubro, o tema: «A Igreja na África a serviço da reconciliação, da justiça e da paz».

«Hoje peço-vos para rezardes, em união com todos os nossos irmãos e irmãs da África inteira, por esta intenção: para que cada cristão deste grande continente experimente o toque salutar do amor misericordioso de Deus e a Igreja em África se torne "lugar de autêntica reconciliação para todos, graças ao testemunho dado pelos seus filhos e filhas"».

Na oração dos fiéis, rezou-se nas línguas locais africanas pelos mutilados por causa das guerras, especialmente na África Austral, assim como pelos governantes e chefes de Estado, para que guiem seus países na justiça.

A viagem de Bento XVI à África conclui nesta segunda-feira pela manhã com a despedida de Angola no aeroporto internacional de Luanda.

ACABAR COM AS GUERRAS NA ÁFRICA PARA DAR ESPERANÇA

 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir