Categoria Economia  Noticia Atualizada em 23-03-2009

O plano Geithner de recompra dos ativos de alto risco dos ba
O secret�rio do Tesouro, Timothy Geithner, discursa na Casa Branca
O plano Geithner de recompra dos ativos de alto risco dos ba
Foto: AFP

WASHINGTON, EUA, 23 Mar 2009 (AFP) - Seguem as principais disposi��es do plano revelado nesta segunda-feira pelo secret�rio do Tesouro americano, Timothy Geithner, para livrar os bancos americanos de seus ativos de alto risco.

PRINC�PIOS GERAIS

O Programa de investimento p�blico-privado (PPIP, na sigla em ingl�s) vai utilizar entre 75 e 100 bilh�es de d�lares de fundos p�blicos, que ser�o retirados do envelope de 700 bilh�es de d�lares votado pelo Congresso em outubro.

Por alavancagem, esta soma vai garantir ao programa poder de compra de 500 bilh�es de d�lares. Esta soma pode ser elevada a 1 trilh�o no futuro.

O mecanismo prev� um compartilhamento dos riscos entre investidores privados e p�blicos: os primeiros podem perder toda sua aposta se estes ativos se aprofundarem ainda mais na crise, e os segundos poder�o se beneficiar das mais-valias e caso de sorte.

Para evitar que o governo n�o pague caro demais por estes ativos, a determina��o de seu pre�o ser� feita por leil�es entre investidores privados.

A parceria prev� dois mecanismos distintos, um para os empr�stimos duvidosos concedidos pelos bancos e outro para os t�tulos atrelados a ativos que se tornaram invend�veis depois da explos�o da bolha imobili�ria. Cada mecanismo receber� a metade do dinheiro liberado pelo Tesouro, mas o minist�rio se autoriza uma certa flexibilidade na mat�ria.

MECANISMOS DE COMPRA DOS CR�DIDOS DUVIDOSOS

Os ativos propostos � venda pelos bancos s�o vendidos ao maior lance.

A compra � em regra geral financiada por uma parte de capitais e seis partes de empr�stimo, que fornecer� o regulador banc�rio FDIC.

A contribui��o em capital � garantida metade pelo investidor e metade pelo PPIP.

Uma vez os ativos comprados, eles ser�o administrados e controlados por institui��es de gest�o privadas, sob controle da FDIC, at� que se tornem firmes. A FDIC conserva em garantia os ativos adquiridos at� o fim da opera��o e recebe uma comiss�o por estes servi�os.

MECANISMO DE COMPRA DOS ATIVOS DE ALTO RISCO

O programa lan�ado pelo Federal Reserve para facilitar o refinanciamento das empresas de cr�dito ao consumo (TALF) foi ampliado aos estabelecimentos que adquiriram cr�ditos imobili�rios (residenciais e comerciais) e outras emiss�es garantidas por ativos. Estes ativos devem ter sido notificados no momento da emiss�o com "AAA", a melhor nota poss�vel das ag�ncias de classifica��o de risco. As modalidades pr�ticas deste mecanismo ser�o publicadas posteriormente.

O Tesouro vai selecionar cinco estabelecimentos de gest�o de ativos (e talvez mais), que levantar�o no mercado fundos para recomprar este tipo de ativos. O Tesouro conceder� uma soma equivalente �s quantias recolhidas, enquanto coinvestidor, e emprestar� uma soma id�ntica levantada no PPIP. Em cada caso, a quantia do empr�stimo poder� ser duplicada.

O investidor ter� assim um poder de compra triplicado (ou quadruplicado) em rela��o a seu investimento inicial.

O plano Geithner de recompra dos ativos de alto risco dos bancos.

O secret�rio do Tesouro, Timothy Geithner, discursa na Casa Branca


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir