Categoria Economia  Noticia Atualizada em 23-03-2009

Bolsa de Nova York tem forte alta puxada por detalhes de novo plano dos EUA
Vista do preg�o da bolsa de Nova York.
Bolsa de Nova York tem forte alta puxada por detalhes de novo plano dos EUA
Foto: France Presse

A Bolsa de Nova York abriu nesta segunda-feira (23) em forte alta, dinamizada, depois de duas sess�es em baixa, pelos detalhes do plano do Tesouro americano para aliviar os bancos de seus ativos t�xicos.

�s 11h06 (hor�rio de Bras�lia), o �ndice industrial Dow Jones ganhava 2,80%, aos 7.482,44 pontos, e o Nasdaq, de forte componente tecnol�gico, subia 2,77%, para os 1.497,66 pontos.

O bom humor tamb�m � captado pelos �ndices futuros nos Estados Unidos. Os investidores aqui e l� mostram otimismo ap�s o pronunciamento do secret�rio do Tesouro, Timothy Geithner, que detalhou o plano p�blico-privado para tirar at� US$ 1 trilh�o em ativos podres dos balan�os dos bancos. As medidas servir�o para que os bancos se livrem dos ativos desvalorizados, incluindo portf�lios de empr�stimos devastados pela explos�o da bolha imobili�ria em 2007.

Dentro do novo programa - o Programa de Investimento P�blico-Privado - o Tesouro, o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) e a Corpora��o Federal de Seguro de Dep�sito (FDIC, na sigla em ingl�s) planejam trabalhar em conjunto com investidores privados para tentar reiniciar o mercado para esses ativos problem�ticos.

Sexta-feira

Na sexta-feira, a Bolsa de Nova York fechou em queda, afetada, como na v�spera, por realiza��es de lucros, principalmente sobre os valores financeiros: o Dow Jones caiu 1,65%, e o Nasdaq, 1,77%.

O Dow Jones Industrial Average perdeu 122,42 pontos, a 7.278,38 unidades, e o Nasdaq, de alto componente tecnol�gico, recuou 26,21 pontos, a 1.457,27 unidades, segundo n�meros definitivos do fechamento

O �ndice ampliado Standard & Poor s 500, por sua vez, cedeu 1,98% (15,50 pontos), a 768,54 unidades.

Bolsa de Nova York tem forte alta puxada por detalhes de novo plano dos EUA
Secret�rio do Tesouro detalhou compra de US$ 1 trilh�o em t�tulos podres.
Na sexta, o Dow Jones caiu 1,65%, e o Nasdaq, 1,77%.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir