Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-03-2009

Prefeitura de Marataízes abre CAPS
Prefeitura abre CAPS, para tratamento de distúrbios mentais e psicológicos
Prefeitura de Marataízes abre CAPS
Foto: Anete Lacerda - Assessora de Comunicação

Já está em pleno funcionamento o Centro de Atenção Psicossocial- CAPS, na Rua Espírito Santo, aberto ao público das 7 às 17 horas.
Os CAPS foram implantados para atender pacientes que necessitam de apoio, ajuda e tratamentos para distúrbios mentais. Mas não são apenas pacientes com este perfil que poderão ser atendidos no local.

Crianças com dificuldade de aprendizagem, dependentes químicos encaminhados ou não pela Justiça, pessoas com distúrbios emocionais, entre outros casos, receberão tratamento. Serão tratados crianças, adolescentes, adultos e idosos que precisarem de atendimento psicossocial.

Fazem parte da equipe multidisciplinar do CAPS psicólogo, psiquiatra, psicanalista, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de higienizador.

Além das consultas e tratamento, será oferecida terapia individual ou em grupo. Para chegar ao serviço, o paciente pode procurar diretamente o CAPS ou ser encaminhado por outros órgãos.

A atenção psicossocial é centrada no acolhimento, vínculo e responsabilidade da Equipe Interdisciplinar em garantir ações dirigidas aos usuários e familiares. São respeitadas as possibilidades individuais e princípios de cidadania que minimizem o estigma e promovam a melhor qualidade de vida e inclusão social, ressalta Ivan Paulino, Secretário de Saúde.

" Vamos complementar a ação do Programa de Saúde da Família", ressalta o Prefeito Jander Nunes Vidal, que informa o funcionamento das Unidades Sanitárias de Marataízes I e Marataízes II, com um médico generalista, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem".

A capacidade de atendimento no CAPS é de 200 pacientes por mês.


    Fonte: Anete Lacerda - Assessora de Comunicação
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir