Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-03-2009

Índios liberam três reféns no Paraná
Dois eletricistas foram rendidos na quinta e sociólogo, na sexta-feira.
Índios liberam três reféns no Paraná
Foto: G1

Índios caingangues liberaram, na noite de segunda-feira (23), três pessoas que eram mantidas reféns na aldeia, no norte do Paraná. Os índios pediam indenização por causa das linhas de transmissão que passavam pela área de reserva.

O acordo para liberação dos reféns só foi possível depois de muita conversa e a promessa de voltar à negociação nesta terça-feira (24). Dois irmãos que prestam serviço para a companhia de energia do estado foram retidos na aldeia na quinta-feira passada (19). Um sociólogo, funcionário da empresa, foi rendido na sexta-feira (20).

"Eu quero dizer que a comunidade nos tratou muito bem e que a gente não quer que esse episódio signifique um reforço do preconceito contra os indígenas", disse um dos reféns.

Técnicos da Fundação Nacional do Índio, em Brasília, foram até a aldeia para negociar com os índios. Os caingangues querem ser indenizados porque uma faixa de terra da aldeia está ocupada por linhas de transmissão da empresa de energia. No ano passado, eles ameaçaram queimar as torres.

A conversa com os representantes da Funai durou duas horas. Os técnicos prometeram antecipar de quarta-feira (25) para terça-feira (24) a reunião entre os índios, a companhia e o Ministério Público Federal para definir um acordo.

Índios liberam três reféns no Paraná
Dois eletricistas foram rendidos na quinta e sociólogo, na sexta-feira.
Índios pedem indenização por linhas de transmissão que passam em aldeia.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir