Categoria Economia  Noticia Atualizada em 24-03-2009

Depois do resgate dos bancos, Obama investe na reforma
Depois de ter anunciado a mais recente vers�o de seu plano para resgatar os bancos, o governo do presidente Barack Obama...
Depois do resgate dos bancos, Obama investe na reforma
Foto: http://1.bp.blogspot.com

WASHINGTON, EUA, 24 Mar 2009 (AFP) - Depois de ter anunciado a mais recente vers�o de seu plano para resgatar os bancos, o governo do presidente Barack Obama se mostra dispostos a reformar as normas financeiras para evitar ter que voltar a salvar institui��es consideradas grandes demais para permitir que declarem fal�ncia.

As autoridades americanas revelar�o nesta semana os detalhes de seus projetos para modernizar a legisla��o que exibiu certas lacunas, antes da reuni�o de c�pula dos pa�ses mais ricos e de na��es emergentes (G20) em Londres.

O secret�rio do Tesouro, Timothy Geithner, vai expor na quinta-feira esta reforma ante a comiss�o de Assuntos Financeiros da C�mara de Representantes, depois de uma audi�ncia nesta ter�a sobre a seguradora AIG.

"Geithner quer preencher as lacunas do marco regulat�rio e conseguir que jamais tenhamos que voltar a uma situa��o como a da AIG", indicou um alto funcion�rio do Tesouro.

O grupo segurador, resgatado da fal�ncia gra�as a uma gigantesca contribui��o das finan�as p�blicas (mais de 170 bilh�es de d�lares), se transformou no s�mbolo dessas institui��es que se aproveitaram das falhas nos controles para assumir riscos desmesurados antes de receber a ajuda p�blica em nome da estabilidade financeira mundial.

A AIG, que assinou no mundo toto contratos envolvendo trilh�es de d�lares para assegurar produtos financeiros sofisticados, s� era supervisionada pelo organismos de seguros do estado de Nova York.

Em uma entrevista ao canal CBS no domingo, Obama recordou que uma fal�ncia da AIG ou do grupo banc�rio Citigroup teria consequ�ncias "sist�micas": implicaria em fal�ncias em cadeia em todo o mundo.

Depois de ter exposto as modalidades da compra de ativos podres dos bancos, Geithner se disp�e a propor a cria��o de um "�rg�o regulador do risco sist�mico", que intervir� antes que uma institui��o financeiras se encontre � beira do colapso.

A administra��o estima que precisa de novos poderes para reestruturar uma empresa em perigo, parecidos com os poderes de um juiz de fal�ncia, e que n�o se refiram apeanas aos bancos, e sim a todos os grandes atores financeiros, incluindo os fundos especulativos.

O presidente do banco central americano, o Federal Reserve (Fed), Ben Bernanke, afirmou ser favor�vel � cria��o de um amplo organismo regulador, mas o presidente da comiss�o banc�ria do Senado, Christopher Dodd, considera que esse papel n�o corresponde ao Fed e sim � Ag�ncia de Garantias de Dep�sitos Banc�rios (FDIC).

Sem assinalar a quem corresponderia assumir essa tarefa, um alto funcion�rio do departamento do Tesouro indicou que a autoridade em quest�o deveria ter poderes similares aos da FDIC sobre os bancos que regula, ou seja, a possibilidade de fech�-los e reestrutur�-los.

A regula��o do sistema financeiro americano � atualmente compartilhada por in�meros organismos, que �s vezes se superp�em e, �s vezes, d�o lugar a enormes lacunas, como o Fed, a FDIC, a SEC (que regula as opera��es na bolsa), entre outras institui��es.

Depois do resgate dos bancos, Obama investe na reforma das normas financeiras.

Depois de ter anunciado a mais recente vers�o de seu plano para resgatar os bancos, o governo do presidente Barack Obama...


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir