Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 24-03-2009

Veja se vale a pena instalar o novo navegador Internet Explorer 8
Internet Explorer 8 traz diversas novidades para o usu�rio.
Veja se vale a pena instalar o novo navegador Internet Explorer 8
Foto: Reprodu��o

Fernando Panissi

No �ltimo dia 19 de mar�o a Microsoft disponibilizou a vers�o final do Internet Explorer 8. Passou mais de um ano desde o surgimento do primeira vers�o beta � para testes -- deste navegador, o que deu � gigante de Redmond muito tempo para corrigir falhas e aprimorar as novas funcionalidades. Mas, como se trata de um produto novo, algumas falhas ser�o encontradas, o que � natural e ocorre com a grande maioria dos softwares.

Venho usando o Internet Explorer 8 desde a primeira vers�o beta, ou seja, h� mais de um ano, e posso dizer que o navegador � bom e tem recursos bem interessantes. Testei tamb�m a vers�o final do programa, e gostaria de deixar aqui minhas primeiras impress�es.

A interface pouco mudou -- como podem ver na imagem acima -- nesta nova vers�o. Segue o sistema de navega��o por abas, conceito bem aceito pelos usu�rios. Julgo que este fator � important�ssimo, pois n�o causa choque, j� que o modelo de abas, adotado por todos os navegadores, vem se mostrando muito agrad�vel e �til.

A mudan�a no layout e navegabilidade � semelhante � que sofreram os aplicativos do Microsoft Office. Lembro que isso gerou muito impacto nos usu�rios, eu mesmo levei algum tempo para me acostumar. Mas quero salientar que n�o sou contra tais mudan�as. O Office 2007 ficou muito interessante e f�cil de usar, depois que me acostumei com ele.

O primeiro grande recurso � o bot�o de compatibilidade, que evita uma s�rie de problemas nas p�ginas ocasionadas por mudan�as na forma do navegador interpretar as linguagens e aplicativos ligados �s p�ginas da web.

O uso � bastante simples, basta ativar o modo de compatibilidade que voc� n�o ter� dificuldades durante a navega��o. Clicando no menu P�gina existe a op��o Configura��es de modo de exibi��o de compatibilidade, onde � poss�vel marcar a o item Exibir todos os sites em modo de exibi��o de compatibilidade.

Outro recurso que foi aprimorado e passou a ter uma funcionalidade mais rica para o usu�rio � o mecanismo de busca. O navegador gera uma lista com os primeiros resultados encontrados no site escolhido para a busca, facilitando a intera��o. Para usar este recurso, basta digitar o que quer buscar no campo de busca. Enquanto voc� digita, o navegador ir� mostrar uma lista dos primeiros resultados, como mostra a figura ao lado.

Ao clicar sobre a caixa de busca, o navegador ir� listar os mecanismos de busca cadastrados, facilitando a troca para buscas espec�ficas em sites de comercio eletr�nico, por exemplo. Para adicionar novos mecanismos de busca, visite a p�gina de Search Providers.

Se o site que voc� gosta de pesquisar n�o estiver na lista, mesmo assim voc� pode cadastra-lo, basta seguir os passos indicados na p�gina Create Seach.

A quest�o da privacidade est� muito bem tratada no navegador, com o recurso InPrivate, que permite abrir uma janela nova do navegador que n�o armazena arquivos em cache e n�o salva hist�rico de navega��o, garantindo que nenhum outro usu�rio do PC saiba que algu�m navegou por determinadas p�ginas. Este recurso ser� util�ssimo em computadores p�blicos, como os existentes em lan houses.

Fiz diversos testes e n�o encontrei nenhuma falha aparente, acessei contas banc�rias, sites de relacionamento, sites de conte�do adulto, entre outros. Ao final da navega��o, fechei o navegador e o abri em seguida, sem encontrar qualquer vest�gio de que eu havia visitado tais p�ginas.

Para usar este recurso, abra o Internet Explorer, clique no menu Seguran�a, e abra o Navegar InPrivate � ou use a seq��ncia de teclas CTRL+SHIFT+P. Voc� saber� que est� navegando no modo privativo pelo �cone colocado ao lado do endere�o do site.

Alem da aba privativa, existe tamb�m um recurso de Filtragem InPrivate, que permite filtrar o n�vel de informa��es que os sites coletam de seu PC durante a navega��o, garantindo mais privacidade e seguran�a.

Este recurso vem por padr�o desabilitado, e sua ativa��o est� no menu de Seguran�a, no item Filtragem InPrivate. Eu recomendo a todos que ativem o recurso.

Seguindo na linha de seguran�a, o IE 8 vem com um recurso chamado Filtro do SmartScreen, que serve para evitar a transfer�ncia de aplicativos mal intencionados � v�rus, malwares e etc � para seu computador.

Este recurso vem por padr�o habilitado, e recomendo que fique assim, pois � uma ajuda a mais para evitar contamina��es no PC. Sua ativa��o / desativa��o est� no menu de Seguran�a, sob item Filtro do SmartScreen.

Como complemento de funcionalidade para o SmartScreen, posso destacar o Filtro Cross Site Scripting (XSS), que faz analise dos scripts contidos nas p�ginas, detectando rotinas maliciosas e evitando que elas sejam executadas no seu PC. Este recurso � transparente para o usu�rio, ou seja, voc� n�o o v�, exceto se ele detecta alguma anormalidade.

O Internet Explorer 8 tamb�m conta com uma grande melhoria que evita perder as janelas abertas em caso de falha no aplicativo. Ou seja, se ele fechar de forma inesperada, � poss�vel restabelecer as janelas abertas antes do travamento. Ele tamb�m vem com o recurso de isolamento de processos: se uma janela fechar por problemas, as demais continuar�o abertas. Esta regra tamb�m vale para as abas em uma mesma janela. Se uma delas travou por qualquer motivo, ela poder� ser finalizada, sem que as demais sejam afetadas.

A limpeza dos hist�ricos de navega��o sofreu uma sutil mudan�a, que � a possibilidade de preservar os dados dos sites que est�o cadastrados nos favoritos, assim, cookies e hist�ricos de navega��o ficam salvos mesmo que voc� exclua seus hist�ricos.

Esta configura��o pode ser feita na hora da exclus�o, acessando o menu Ferramentas seguindo ao item Op��es da internet na aba geral, clicando no bot�o Excluir hist�rico de navega��o. A primeira op��o da janela aberta � justamente a que protege tais conte�dos, e vem habilitada por padr�o.

Agora falando das funcionalidades que ajudam no dia-a-dia, posso destacar os aceleradores, ferramentas �teis que ajudam a executar de forma mais simples uma vasta gama de tarefas. Por exemplo, ao ver um endere�o em um site, basta selecion�-lo, que um �cone aparecer� ao lado, clicando no �cone aparecer�o os aceleradores dispon�veis, e dentre eles pode ser adicionado um acelerador de mapas -- veja uma lista de aceleradores. Parando o mouse sobre o acelerador, ele mostrar� um pequeno mapa de localiza��o, clicando sobre ele o site de mapas ser� carregado mostrando o endere�o desejado.

Outros usos para os aceleradores est�o ligados a pesquisas, em sites de busca, compras on-line e etc. Este recurso ser� interessante tamb�m quando algum site com dicion�rio online disponibilizar uma consulta via acelerador, assim ser� poss�vel de forma simples ler a defini��o de uma palavra que n�o se sabe o significado.

O Internet Explorer 8 colore as abas de um mesmo site, melhorando visualmente a navega��o. Este recurso � muito bom para quem -- assim como eu � deixa muitas abas abertas ao mesmo tempo.

O famoso CTRL+F para buscar palavras em meio ao texto de uma p�gina ficou bem melhor, ele fica em uma barra na parte superior da tela, e � medida que a palavra � digitada, ele destaca onde ela � encontrada no texto.

A barra de endere�os tamb�m est� mudada. Agora, ao digitar um endere�o, ele destaca a URL principal do site, como pode ser visto na imagem acima. Para deixar a visualizar�o das URLs mais amig�veis, o navegador escreve tamb�m na barra de endere�os o titulo da p�gina.

Nem tudo s�o flores
Ao longo deste um ano usando o IE 8, somado a esta semana usando a vers�o final, posso dizer que o navegador � muito bom, entretanto tem certos pontos a serem considerados e melhorados.

A vers�o final surgiu com um problema que impossibilitava o acesso ao Orkut. Li relatos de usu�rios em grupos de discuss�o reportando a situa��o e eu mesmo n�o conseguia acesso ao site de relacionamento usando o navegador. Uma solu��o de contorno foi tomada, e neste momento � poss�vel o acesso.

O Internet Explorer tem um problema de travamento em meus computadores, a incid�ncia � bem maior que no Firefox, navegador que utilizo com mais freq��ncia. Estes travamentos n�o s�o um impeditivo de uso, tampouco s�o constantes a ponto de gerar uma frustra��o, mas � um ponto de aten��o que precisa ser dito.

Durante o per�odo de testes, enquanto pesquisava sobre novos aceleradores, muitas vezes, me deparei com a mensagem de p�gina n�o encontrada ao tentar adicion�-los. Isso certamente gera frustra��o no usu�rio.

Considera��es finais.
O Internet Explorer � l�der de mercado, e esta vers�o 8 certamente corrobora com este fato. Ela tem muitos recursos interessantes para o usu�rio. Certamente a briga � sadia � entre IE e Firefox ganhar� um novo e importante round com este lan�amento. Quem ganha somos n�s.

Eu n�o usei esta coluna para comparar o IE 8 a outros navegadores. Alguns recursos que listei acima existem no Firefox, no Opera e no Google Chrome. O objetivo era apenas listar o que ele tem. Posso sim, em outra coluna realizar um teste comparativo entre eles. Voc�s, leitores, que mandam.

E por falar nisto, os coment�rios est�o abertos e na pr�xima quinta eu volto respondendo as d�vidas por voc�s deixadas neste espa�o.

* Fernando Panissi � especialista em tecnologia e internet, formado em Sistemas de Informa��o com extens�o em gest�o. � professor universit�rio e ministra cursos de extens�o em desenvolvimento de sistemas. Vive a internet e suas excentricidades desde 1995 e, nesta coluna, ir� compartilhar suas experi�ncias e conhecimentos sobre os mais variados temas ligados � internet, computa��o e tecnologia. Tamb�m tira as d�vidas deixadas pelos leitores na se��o de coment�rios.

Veja se vale a pena instalar o novo navegador Internet Explorer 8
Colunista do G1 testou o programa, j� disponibilizado pela Microsoft.
Confira o que mudou na nova vers�o do navegador l�der na internet.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir