Categoria Politica  Noticia Atualizada em 25-03-2009

CPLP e CEDEAO estudam hoje na Cidade da Praia
A sess�o, que decorrer� de manh�, contar� com a presen�a de representantes dos "oito" Estados membros da organiza��o lus�fona
CPLP e CEDEAO estudam hoje na Cidade da Praia
Foto: http://2.bp.blogspot.com

Cidade da Praia - A concerta��o com a Comunidade Econ�mica dos Estados da �frica Ocidental (CEDEAO) sobre a Guin�-Bissau domina hoje, na Cidade da Praia, a reuni�o dos chefes da diplomacia da Comunidade dos Pa�ses de L�ngua Portuguesa (CPLP).


A sess�o, que decorrer� de manh�, contar� com a presen�a de representantes dos "oito" Estados membros da organiza��o lus�fona, da pr�pria CPLP e da CEDEAO, e decorrer� de manh� no Pal�cio das Comunidades, sede do Minist�rio dos neg�cios Estrangeiros, na capital cabo-verdiana.


A reuni�o destina-se essencialmente a preparar "uma ofensiva conjunta da CPLP com a CEDEAO" para apoiar um plano de estabiliza��o pol�tica, econ�mica e militar na Guin�-Bissau, tal como disse � Ag�ncia Lusa o chefe da diplomacia cabo-verdiana, Jos� Brito.


No in�cio deste m�s, a Guin�-Bissau foi palco do assass�nio do presidente Jo�o Bernardo "Nino" Vieira, horas depois de o Chefe do Estado-Maior general das For�as Armadas (CEMGFA) guineense, general Tagm� Na Wai�, ter sido v�tima de um atentado.


Dos oito Estados membros da CPLP, apenas Mo�ambique e Timor-Leste n�o estar�o representados pelos respectivos ministros dos Neg�cios Estrangeiros, com Maputo a enviar o vice-MNE e D�li o embaixador permanente na CPLP.


Angola, Brasil, Guin�-Bissau, Portugal e S�o Tom� e Pr�ncipe estar�o representados pelos respectivos chefes da diplomacia, que se reunir�o tamb�m com secret�rio-executivo da CPLP e um representante da CEDEAO.

CPLP e CEDEAO estudam hoje na Cidade da Praia "ofensiva conjunta"

Fonte: http://www.portalangop.co.ao/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir