Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-03-2009

Pescadores de Marataízes ganham fábrica de gelo
A Prefeitura de Marataízes recebeu representantes da Secretaria de Estado da Administração...
Pescadores de Marataízes ganham fábrica de gelo
Foto: Assessoria Municipal de Comunicação Social PMM

A Prefeitura de Marataízes recebeu representantes da Secretaria de Estado da Administração e Patrimônio (SEAP), do Governo Federal, do Ibama, da Habitec Engenharia Ambiental e CGG Projetos, para concretizar a cessão de uso de uma fábrica de gelo aos pescadores de Marataízes. Os primeiros contatos foram feitos pela atual administração em dezembro do ano passado e houve uma reunião com os pescadores para tratar do assunto no dia 16 de janeiro deste ano.

Antes de serem recebidos pelo prefeito Jander Vidal, eles conheceram e aprovaram a área cedida pela Prefeitura. "Vamos viabilizar o mais rápido possível a cessão do terreno para instalação da fábrica", diz o prefeito.

A fábrica será instalada no Porto da Barra e terá capacidade de produção de três toneladas de gelo em escama por dia. A cessão se tornou possível porque houve prejuízo aos pescadores artesanais pelo uso do espaço marítimo na atividade de exploração do petróleo.

Este problema ocorreu na fase da pesquisa sísmica, uma vez que a atividade de sísmica requer uma apropriação do espaço marítimo, criando uma área de exclusão temporária em relação a qualquer outra atividade humana, sendo a pesca a atividade mais afetada.

Por causa deste prejuízo, no processo de licenciamento, foi exigida a implementação de medidas compensatórias voltadas aos pescadores artesanais. Para saber o que atenderia aos interesses da comunidade pesqueira, a empresa exploradora ouviu os pescadores sobre o que seria necessário, e a fábrica de gelo foi uma das alternativas apontadas em Marataízes.

"Marataízes tem cerca de 150 embarcações que pescam dentro do município e esta fábrica será de fundamental importância para os pescadores", informa Bruno Machado, Secretário de Pesca.


    Fonte: Assessoria Municipal de Comunicação Social de Marataízes
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir